O ano de 2024 foi de grande destaque para o turismo internacional no Brasil, com o Paraná ocupando um papel de destaque neste fluxo. Dados divulgados pelo Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Polícia Federal apontam que o Estado recebeu 894.536 turistas estrangeiros ao longo do ano passado, um aumento de 13,2% em relação a 2023, que registrou 791.504 turistas. Com este resultado, o Paraná consolidou a sua posição como o terceiro principal portão de entrada de turistas estrangeiros no País, ficando atrás apenas de São Paulo (2.207.015) e Rio de Janeiro (1.513.235). O Rio Grande do Sul (879.412), em quarto lugar, e Santa Catarina (415.751), na quinta posição, completam o ranking dos cinco principais estados na recepção de turistas internacionais.
Para Márcio Nunes, secretário do Turismo do Paraná, o resultado reflete os investimentos realizados no setor, que alavancaram o potencial turístico do Estado. “O Governo do Estado fez investimentos pesados, sempre visando atrair cada vez mais visitantes estrangeiros. Focamos muito em apresentar o Estado aos vizinhos sul-americanos, porque eles são os grandes emissores de turistas estrangeiros. O turista de outro país tem um gasto médio maior que o brasileiro, acarretando em uma grande arrecadação pelos municípios que investem na recepção destes viajantes”, afirmou. Ele também destacou o papel da conectividade aérea: “Os novos voos diretos em nossos aeroportos são verdadeiras conquistas ao Estado e ao setor. Além de oportunizar aos próprios paranaenses a chance de conhecer esses países vizinhos, também conseguimos atrair mais estrangeiros por via aérea, uma vez que uma viagem de Assunção até Curitiba, por exemplo, agora pode ser feita por um voo direto. Dessa forma, fortalecemos a imagem do nosso setor, geramos emprego, renda e maior qualidade de vida aos paranaenses”.
O turismo no Paraná é impulsionado tanto pelas atrações tradicionais de Curitiba, como o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer, quanto por outros destinos de destaque no Estado, como Foz do Iguaçu, Ilha do Mel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. No ano de 2024, o Museu Oscar Niemeyer (MON) atingiu a marca recorde de 712 mil visitantes, enquanto o Parque Nacional do Iguaçu recebeu estrangeiros de 187 nacionalidades, com predominância de turistas da Argentina, Estados Unidos, Paraguai, França, Espanha, Alemanha, Peru, Chile e Colômbia. No total, 42% do público do Parque Nacional foi constituído de estrangeiros, que juntos somaram 1,8 milhões de pessoas no local ao longo do ano.
Os paraguaios representaram o maior contingente de turistas estrangeiros no Paraná, com 323.342 visitantes em 2024. Na sequência, aparecem os argentinos, com 230.527 turistas, os norte-americanos, com 33.227, além de visitantes do Chile e da Espanha, que juntos passaram de 40 mil. O transporte aéreo foi o principal meio de acesso ao Brasil, responsável por dois terços das chegadas de turistas internacionais, seguido do transporte terrestre, que respondeu por 28,7% do total.
Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, reforçou a importância do turismo internacional para o Estado. “O Governo do Estado entende que o turismo é um setor que pode alavancar muitas áreas porque está diretamente ligado com a iniciativa privada, com a geração de emprego, renda e qualidade de vida às pessoas. A chegada de viajantes estrangeiros no Estado é um indicador de como as iniciativas e estratégias de fomento têm funcionado, acarretando em uma maior movimentação financeira em nosso Estado”, destacou. Ele ainda enfatizou o papel da promoção orgânica: “Esse crescimento de turistas estrangeiros ajuda muito na promoção dos nossos destinos, porque além destes turistas gastarem em moeda estrangeira, eles divulgam naturalmente em suas redes sociais, contam para a família, amigos e propagam em diferentes partes do mundo a imagem do turismo do Paraná”.
No âmbito nacional, 2024 foi o melhor ano da história do turismo internacional no Brasil, com a chegada de 6.657.377 turistas estrangeiros, representando um aumento de 12,6% em relação a 2023. Somente em dezembro, 690.236 estrangeiros visitaram o País, número 11,1% maior que o registrado no mesmo período no ano anterior, consolidando o terceiro melhor dezembro da série histórica.