Uma parceria entre as secretarias do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e das Cidades (Secid) está impulsionando o reflorestamento urbano em pequenos municípios do Paraná. Através dos programas Paraná Mais Verde e Asfalto Novo, Vida Nova, o governo estadual já realizou o plantio de 123,6 mil mudas de espécies nativas em 67 cidades com até 7 mil habitantes, incluindo locais como Cafeara, Jardim Olinda e Santa Lúcia.
A recuperação ambiental faz parte do pacote do Asfalto Novo, Vida Nova, que prevê, até 2026, a pavimentação completa das áreas urbanas e a substituição da iluminação por lâmpadas de LED em municípios com até 25 mil moradores. O investimento total no projeto ultrapassa R$ 1 bilhão.
Além de embelezar o ambiente urbano, o plantio de árvores contribui para compensar a emissão de carbono resultante das obras. A expectativa é alcançar o plantio de pelo menos 250 mil mudas em 330 cidades, divididas em três fases do programa. A iniciativa deve beneficiar cerca de 3 milhões de pessoas.