Paraná envia mais 30 caminhões-pipa para auxiliar no abastecimento de água no Rio Grande do Sul

InícioNotíciasParaná envia mais 30 caminhões-pipa para auxiliar no abastecimento de água no Rio Grande do Sul

O Governo do Paraná enviou, nesta segunda-feira (20), 30 caminhões-pipa e quatro caminhonetes 4×4 para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O comboio, composto por 45 técnicos, incluindo servidores do Instituto Água e Terra (IAT) e agentes das prefeituras que emprestaram os veículos, partiu de General Carneiro com destino a Santa Cruz do Sul, um dos municípios mais afetados. A equipe ficará à disposição da Defesa Civil local até 29 de maio.

Esta é a segunda remessa de veículos e equipamentos enviada pelo IAT ao Rio Grande do Sul. Desde segunda-feira (13), 22 técnicos já estão atuando em cidades como Santa Cruz do Sul, Canoas, Porto Alegre, Muçum, Lajeado, Sinimbu e Rio Pardo. O primeiro comboio incluiu 11 caminhões-pipa, sete caminhonetes 4×4 e cinco embarcações.

No total, serão 41 veículos e 70 técnicos do Paraná à disposição do governo gaúcho. Mais caminhões das regionais de Ponta Grossa e Ivaiporã seguirão para o Rio Grande do Sul na quarta-feira (22). “O Governo do Paraná está mobilizado para amenizar o drama dos nossos irmãos gaúchos neste momento delicado”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.

Coordenada por Jonas André Bankersen, chefe do escritório regional do IAT em Irati, a equipe fornecerá água potável e ajudará na limpeza urbana das áreas atingidas. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). “A ideia é servir, não importa como, por isso nos mobilizamos”, disse Bankersen.

Outro grupo paranaense, com 18 servidores, sete caminhonetes e cinco barcos, está em Canoas, ajudando no resgate de pessoas e animais, distribuição de alimentos, água e medicamentos, e transporte de insumos. Esta operação é liderada por Augusto Arruda Lindner, chefe regional do IAT de União da Vitória.

Os caminhões-pipa fazem parte do projeto Patrulha Ambiental da Sedest, executado pelo IAT. Desde 2019, 733 veículos, incluindo caminhões-baú, compactadores, limpa-fossas, caminhões-pipa e poliguindastes, foram entregues aos municípios, totalizando um investimento de R$ 206,8 milhões.

Além do apoio logístico, o IAT organizou a campanha “Um alimento por uma muda”, arrecadando sete toneladas de alimentos não perecíveis, 5,2 toneladas de ração para animais, 6,1 mil litros de água mineral, 3,5 mil produtos de higiene e limpeza, e 6,5 mil peças de vestuário e calçados, além de colchões e cobertores. Os insumos foram enviados ao Rio Grande do Sul pela campanha SOS RS, liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e coordenada pela Defesa Civil do Paraná.

O Paraná também enviou forças de segurança, equipamentos e alimentos. Bombeiros, policiais militares, civis e cientistas forenses estão no Rio Grande do Sul para auxiliar. Foram enviados viaturas, caminhões-tanque, embarcações, helicópteros, bolsas de sangue, medicamentos e profissionais de diversas áreas.

Segundo o governo do Rio Grande do Sul, 463 municípios foram afetados pelas chuvas. O boletim divulgado na manhã de segunda-feira (20) relatou que 76.188 pessoas estão em abrigos e 581.633 estão desalojadas. Ao todo, 157 pessoas morreram, 88 estão desaparecidas e 806 se feriram.

Compartilhe esta publicação