Paraná destaca crescimento econômico e busca atrair parcerias com empresas alemãs

InícioGovernoParaná destaca crescimento econômico e busca atrair parcerias com empresas alemãs

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e a Invest Paraná apresentaram os potenciais econômicos do Estado durante uma reunião com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Paraná (AHK Paraná), realizada na manhã desta terça-feira (18). O evento teve como principal objetivo estreitar relações e firmar novas parcerias entre o Paraná e companhias alemãs.

O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, destacou o desempenho econômico do Estado, apontando os efeitos positivos da gestão fiscal. “O PIB paranaense cresceu 8,9% entre 2019 e 2023, resultado superior ao crescimento brasileiro no período”, afirmou. “Isso significa que, ano após ano, tem um pouquinho mais de Paraná no Brasil, o que fortalece e potencializa nossa economia”. Atualmente, o Paraná é a quarta maior economia do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ortigara ressaltou que a gestão fiscal adotada nos últimos anos permitiu ao Estado alcançar investimentos recordes. “Nunca investimos tanto quanto em 2024 e, para 2025, temos capacidade de dobrar esse valor, podendo aplicar R$ 12 bilhões se houver capacidade de execução”, explicou. Ele afirmou que a administração estadual priorizou conter gastos correntes para possibilitar maiores investimentos. “Seguramos os gastos correntes e colocamos a casa em ordem para fazer esse tipo de investimento pesado”, complementou.

Uma das prioridades desses investimentos tem sido a infraestrutura e a logística, áreas estratégicas para atrair capital estrangeiro e estimular a economia local. “Estamos investindo em infraestrutura — em rodovias, estradas rurais, ferrovias e acesso ao porto — justamente para facilitar o escoamento de toda a nossa produção”, disse Ortigara. “Quanto mais eficiente for a nossa logística, maior a chance de melhorar a renda líquida de quem produz. É uma relação em que todos saem ganhando”.

A Alemanha, atualmente, ocupa a posição de quinto maior parceiro comercial do Paraná. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), 6,6% do total exportado ao país europeu têm origem no Paraná, enquanto 7% das importações do Estado vêm da Alemanha. O encontro realizado buscou aprofundar essa relação, com vistas a ampliar os números e atrair novos investimentos.

Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná, e Giancarlo Rocco, diretor de Relações Internacionais e Institucionais do órgão, apresentaram programas destinados a captar novos investimentos para o Estado, incluindo o Paraná Competitivo e o Rota do Progresso. Para Bekin, o foco do Paraná está em se desenvolver de maneira sustentável. “São coisas diferentes e é essa mudança de foco que tem atraído cada vez mais empresas para cá”, afirmou. Ele reforçou que o objetivo é transformar o Estado em um polo de pesquisa e desenvolvimento (P&D). “A gente quer ser exportador não só de material do agronegócio, mas também de tecnologia. E o Paraná tem vocação para isso”, destacou. “As indústrias que quiserem vir para o Paraná e aplicar em P&D, o Estado é parceiro”.

Durante o evento, o programa Paraná Competitivo foi citado como peça fundamental na atração de novos investimentos. Francisco Inocêncio, coordenador da iniciativa, ressaltou sua relevância para fomentar o desenvolvimento estadual. “O Paraná Competitivo é ferramenta essencial para manter a competitividade do estado no cenário nacional e internacional”, disse. Ele explicou que a força do programa está não apenas nos benefícios tributários, mas na capacidade de promover um diálogo transparente com o setor privado. “Isso constrói uma relação de confiança e parceria que facilita a atração de novos empreendimentos e a expansão dos já existentes”, acrescentou.

Fundada em 1972, a AHK Paraná faz parte de uma rede global com mais de 150 câmaras presentes em 93 países, promovendo o desenvolvimento profissional e o networking entre associados. Considerada uma das cinco melhores câmaras bilaterais do Brasil, a AHK congrega empresas de know-how alemão e companhias brasileiras interessadas na Alemanha, fortalecendo o crescimento econômico no Paraná.

Compartilhe esta publicação