À 0h do dia 27 de novembro de 2021, as cancelas de 14 praças de pedágio no Paraná foram abertas e desativadas. Mais de dois anos depois, algumas dessas praças têm data para retomar as operações e cobranças no Estado.
Os contratos dos lotes 1 e 2 dos novos pedágios no Paraná, cobrindo 1078 quilômetros de estradas, serão formalmente assinados em 26 de janeiro e 2 de fevereiro de 2024, respectivamente. A previsão é que as operações se iniciem aproximadamente um mês após as assinaturas, com vigência de 30 anos.
Lote 1
Até o fim de fevereiro, a cobrança de pedágio nas rodovias vinculadas ao Lote 1 deverá ser retomada. Esse lote, arrematado pelo Grupo Pátria, compreende 473 quilômetros de rodovias estaduais e federais em várias regiões, incluindo Curitiba, Região Metropolitana, Guarapuava e Ponta Grossa. A concessionária prevê investir R$ 7,9 bilhões em melhorias e manutenção, com 75% dos investimentos concentrados entre 2024 e 2030.
Lote 2
A cobrança nas rodovias do Lote 2 está prevista para o início de março. Esse lote, arrematado pelo Grupo EPR, abrange 605 quilômetros e receberá investimentos de R$ 10,8 bilhões em obras, incluindo duplicações, faixas adicionais, vias marginais, ciclovias e outras estruturas. Sete praças de pedágio serão instaladas nos trechos, impactando cerca de 3 milhões de paranaenses em várias cidades.
As tarifas de pedágio serão reduzidas significativamente em comparação com os contratos anteriores, proporcionando descontos expressivos nas praças, como em Jacarezinho, que terá uma redução de 68%, e em São José dos Pinhais, com quase 37% de desconto.
Os próximos leilões dos lotes 3 e 6 estão previstos para o segundo semestre do próximo ano, enquanto os lotes 4 e 5, que impactam a região noroeste, incluindo Maringá, estão programados para licitação no segundo semestre de 2024, com a expectativa inicial de cobrança de pedágio em 2025. O cronograma está sujeito a alterações, dependendo dos trâmites específicos de cada projeto.
Veja a localização das praças de pedágio que compõem o lote 4

Veja a localização das praças de pedágio que compõem o lote 5
