O Paraná inicia a semana com 22.921 vagas de emprego com carteira assinada disponíveis nas Agências do Trabalhador e postos avançados espalhados por todo o estado. De acordo com levantamento realizado pela Coordenação do Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, o cenário aponta para um crescimento contínuo na criação de oportunidades formais e o fortalecimento da economia paranaense.
Entre as funções com maior número de vagas disponíveis estão alimentador de linha de produção, com 6.005 oportunidades, operador de caixa, com 1.041 postos, abatedor, com 826 vagas, além de repositor de mercadorias, com 795 oportunidades.
A região com o maior volume de vagas é Cascavel, com um total de 5.419 oportunidades. Os destaques incluem alimentador de linha de produção (1.674 vagas), abatedor (464) e operador de caixa (189).
Em seguida, a cidade de Curitiba e seus arredores somam 5.278 postos de trabalho. Entre as áreas com mais ofertas estão 439 vagas para cobrador interno, 426 para alimentador de linha de produção, 333 para operador de caixa e 251 para repositor de mercadorias. A Agência de Curitiba concentra 829 dessas vagas, com maior número para as funções de faxineiro (110 vagas), auxiliar nos serviços de alimentação (58), atendente de lojas e mercados (52) e vendedor de comércio varejista (40).
Campo Mourão é a terceira regional com mais vagas, totalizando 2.443 oportunidades. Entre elas, 907 são para alimentador de linha de produção, 280 para trabalhador volante da agricultura e 239 para magarefe. Londrina também se destaca com 2.406 vagas, incluindo 558 para alimentador de linha de produção, 136 para operador de caixa e 87 para faxineiro.
Foz do Iguaçu registra 1.975 ofertas de emprego, sendo 810 delas destinadas à função de alimentador de linha de produção, além de 121 para repositor de mercadorias e 114 para operador de caixa.
O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, relaciona os números ao atual desempenho da economia do estado: “Quase 23 mil oportunidades abertas significa muito mais do que números. Elas representam famílias com esperança renovada, pessoas que voltam a acreditar no seu futuro. Nosso papel é conectar trabalhadores e empregadores com agilidade, acolhimento e qualificação. Esse esforço coletivo tem feito a diferença”, afirma.
Para quem busca uma oportunidade, é necessário procurar a Agência do Trabalhador de seu município, levando os documentos pessoais. Também é possível agendar o atendimento de forma on-line por meio do site oficial.