O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), segue avançando com a duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, na região Centro-Sul. Nas últimas semanas, destacou-se a construção da nova ponte sobre o Rio Coutinho, onde foram lançadas cinco vigas pré-fabricadas de concreto. Agora, falta apenas a concretagem da laje para completar a estrutura. A nova pista terá 11,52 quilômetros de extensão e está sendo pavimentada com concreto, incluindo a implantação de sub-base e base, localizada ao lado da rodovia atual, separada por canteiro central ou barreiras de concreto New Jersey.
Os trabalhos de terraplenagem para a nova estrutura seguem com atividades regulares de escavação e retirada de solos. Em fevereiro, duas detonações de rochas foram realizadas para fragmentação do material, permitindo a continuidade da obra no traçado. Além disso, estão sendo instalados novos sistemas de drenagem de água e uma galeria celular, que serão integrados à rede existente da rodovia, conforme necessário.
A restauração da pista atual será feita utilizando a técnica whitetopping, que consiste em melhorar o pavimento asfáltico existente e utilizá-lo como base para uma nova camada de concreto rígido. Neste momento, os acostamentos da via antiga já estão passando por manutenção, como parte da preparação para a técnica. Nas próximas etapas, serão implementadas novas sinalizações verticais e horizontais, dispositivos de segurança viária, iluminação pública, entre outros serviços complementares.
Com investimento de R$ 139.785.485,97, a previsão de conclusão da obra é em fevereiro do próximo ano.