A Ponte de Guaratuba, considerada uma das principais obras de infraestrutura em andamento no Litoral do Paraná, está ganhando forma com a instalação das vigas longarinas de concreto pré-moldadas. Essas estruturas formarão a base da ponte que ligará os municípios de Guaratuba e Matinhos, marcando um avanço significativo no traçado da obra.
As obras da ponte alcançaram 35,3% de execução em janeiro deste ano, com um investimento total de R$ 386,9 milhões realizado pelo Governo do Estado. A ponte terá 1.244 metros de extensão, incluindo quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas de concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo. A previsão para a finalização da obra é abril de 2026.
Até agora, 29 vigas longarinas, que são as estruturas horizontais de sustentação da ponte, foram posicionadas sobre as travessas. Até o fim de janeiro, está prevista a instalação de 52 vigas no total. Além disso, mais de 50% das 64 estacas programadas para o projeto já foram concretadas, indicando progresso contínuo na construção.
Obras complementares também estão em desenvolvimento nas margens da baía. No município de Guaratuba, está sendo realizada a contenção do Morro de Caieiras, utilizando a técnica de solo grampeado. Essas intervenções fazem parte do planejamento geral para garantir a conexão eficiente entre as cidades e atender à crescente demanda por infraestrutura no litoral.
A ponte foi projetada para ser uma estrutura moderna e apta a responder às necessidades tanto da população local quanto do turismo. O projeto também inclui medidas rigorosas de monitoramento e controle ambiental, com o objetivo de preservar o ecossistema ao longo da execução da obra.
Simultaneamente à construção da ponte, o ferry-boat segue operando e deverá funcionar durante as temporadas até o último verão esperado para 2025/2026. O acompanhamento das obras pela população é possível em tempo real através de câmeras de monitoramento no site oficial www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.
Dos R$ 386,9 milhões previstos no projeto, R$ 136,6 milhões já foram aplicados, representando significativo avanço no cronograma físico-financeiro da obra. A medição mais recente, correspondente a dezembro de 2024, reforça o comprometimento com o prazo e a execução. Além disso, a fiscalização da obra conta com supervisão técnica que inclui verificação de projetos, controle geométrico e tecnológico por amostragem.