Rio Grande do Sul registra 616 mil pessoas desalojadas devido à calamidade

InícioNotíciasRio Grande do Sul registra 616 mil pessoas desalojadas devido à calamidade

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul deixaram mais de 616,6 mil pessoas impedidas de retornar às suas casas, resultando em uma calamidade pública. Destas, 37.154 encontram-se em 857 abrigos temporários, enquanto outras 579.457 estão desalojadas, alojadas temporariamente em casas de conhecidos ou à beira de estradas.

O desastre já causou 172 mortes e 42 pessoas continuam desaparecidas, além disso, cerca de 77,8 mil indivíduos foram resgatados, assim como 12,5 mil animais, entre silvestres, domésticos e de produção, incluindo cães, gatos, cavalos, porcos, bois e galinhas.

Nos pouco mais de 30 dias desde o início dos eventos climáticos, 2.390.556 pessoas foram afetadas direta ou indiretamente, o que corresponde a aproximadamente 22% da população total do estado, estimada em 10,88 milhões de habitantes, distribuídos por 475 municípios atingidos pelas chuvas e enchentes.

O nível do Guaíba, que banha a região metropolitana de Porto Alegre, subiu novamente, alagando algumas vias da cidade. Enquanto isso, outros corpos d’água apresentaram variações em seus níveis de inundação, com alguns voltando abaixo das cotas estabelecidas, como os rios Sinos, Taquari, Caí e Uruguai, indicando uma tendência de recuo das enchentes.

Compartilhe esta publicação