Rio Grande do Sul implementa plano estadual para auxílio e proteção de animais

InícioNotíciasRio Grande do Sul implementa plano estadual para auxílio e proteção de animais

O governo do Rio Grande do Sul lançou nesta sexta-feira (31) o Plano Estadual de Ação de Resposta à Fauna, que define ações e responsabilidades para animais domésticos, silvestres e de produção, devido à calamidade pública no estado. Desde o início da calamidade causada pelas chuvas, mais de 12,5 mil animais foram resgatados, segundo a Defesa Civil.

O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD-Brasil) será parceiro do estado nas ações de busca, resgate e salvamento de animais, além de organizar abrigos temporários para os pets. Enderson Barreto, coordenador geral do GRAD-Brasil, destacou a participação de centenas de voluntários no projeto.

Uma plataforma multifuncional, elaborada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, é a base do plano e está disponível online. Desenvolvida em 20 dias por voluntários do GRAD-Brasil, Arcanimal, AnimallTag e Pet RS, a ferramenta visa garantir novos lares para os animais resgatados, reunindo-os com seus tutores e oferecendo lares temporários.

A plataforma fornece informações sobre os animais abrigados, permitindo filtrar dados por localidade. A porta-voz da Arcanimal, Carine Zanotto, afirmou que a união de esforços e tecnologia garante um processo mais eficiente e humanizado, focado no bem-estar dos animais. Carine ressaltou a importância da triagem cuidadosa para evitar que animais com tutores sejam encaminhados para adoção.

A ferramenta agiliza a identificação e cadastro dos animais, a triagem para adoção e lares temporários, e auxilia tutores na busca por pets perdidos. Em situações de emergência, o GRAD-Brasil orientará a identificação de animais e candidatos a adoção, além de coordenar a assistência nos abrigos.

A Animal Tag identificará e cadastrará os animais via aplicativo, enquanto o site Pet RS facilitará o reencontro de tutores com seus pets. A Arcanimal promoverá a adoção, conectando animais a novos lares. Os animais abrigados serão identificados com medalhas numeradas e coloridas: vermelha para tutores conhecidos, amarela para identificação pendente, e verde para adoção. O cadastro será realizado sem custo para o governo.

O aplicativo da Animal Tag, que poderá ser acessado offline, está em fase de homologação. Após a ativação, voluntários da Arcanimal ajudarão na identificação dos animais. Os dados mapeados serão utilizados pelos sites da Arcanimal e Pet RS para conectar os pets aos tutores ou interessados em adoção.

Interessados em acolher um animal temporária ou permanentemente já podem se cadastrar na plataforma. A partir das preferências informadas, a ferramenta cruzará os dados com o banco de dados da Animal Tag para selecionar os animais que se enquadram no perfil desejado. A gestão do processo de adoção será feita pelos abrigos, com o apoio das plataformas.

Compartilhe esta publicação

WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp 👋