Proprietários de jornais realizam visita técnica à usina de Itaipu

InícioNotíciasProprietários de jornais realizam visita técnica à usina de Itaipu

A Associação de Jornais e Revistas com Portais do Interior do Paraná (Adjori/PR) realizou entre os dias 9 e 11 de junho o seu 28º Congresso no Foz Plaza Hotel, em Foz do Iguaçu. O evento foi marcado pela discussão de temas cruciais para a integração entre plataformas impressas e digitais, além da eleição da nova diretoria da entidade, que terá o empresário Cidenei Cristian Allebrandt à frente por mais dois anos.

Durante o congresso, os associados da Adjori/PR também tiveram a oportunidade de visitar a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a visita guiada incluiu um roteiro completo pela usina, passando pela sala de comando central, interior da barragem, galeria dos geradores e eixo da unidade geradora.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. Desde 1984, a usina já produziu 3 bilhões de MWh, sendo responsável por aproximadamente 10% do suprimento de eletricidade do Brasil em 2023, além de atender a 88% das necessidades energéticas do Paraguai.

Após a visita técnica, os diretores da Adjori/PR foram recebidos pelo Diretor de Coordenação de Itaipu, Carlos Carboni, que apresentou os projetos em andamento na região, especialmente o Programa Itaipu Mais que Energia. Carboni enfatizou que a transição energética vai além da substituição de energia fóssil por limpa, abrangendo transformações sociais, econômicas, políticas e culturais profundas.

Itaipu tem se destacado não apenas pela produção de energia, mas também por iniciativas de conservação ambiental, práticas sustentáveis e governança participativa. Os projetos incluem desde ações em saneamento ambiental e manejo de água e solo até investimentos em energias renováveis e obras sociais.

Carlos Carboni destacou que, desde a mudança de missão em 2005, Itaipu tem mantido seu compromisso com o desenvolvimento regional através de parcerias estratégicas e investimentos em tecnologia e sustentabilidade. A usina já recebeu reconhecimentos internacionais, como o prêmio ‘Água para a Vida’ da ONU e o título de ‘Reserva da Biosfera da Mata Atlântica’ pela Unesco.

Entre os projetos específicos, Itaipu tem investido em infraestrutura para reciclagem de resíduos, energia fotovoltaica para edifícios públicos, biodigestores em propriedades rurais e programas educacionais para crianças e jovens. A usina também apoia comunidades indígenas, promove a cultura local e incentiva práticas agrícolas sustentáveis.

Os diretores dos jornais presentes se mostraram impressionados com a magnitude e os avanços tecnológicos de Itaipu, destacando a importância de parcerias para o desenvolvimento sustentável no Paraná.

Texto adaptado de: A Folha do Sudoeste

Compartilhe esta publicação