Neste mês, durante a campanha de prevenção contra a crueldade animal, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) destaca como o cidadão pode denunciar esse tipo de crime. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, somente em Curitiba, registrou o resgate de 564 animais no primeiro trimestre deste ano, enquanto em 2023 foram 1.069 resgates na capital.
Os resgates são realizados com base em denúncias e registros de boletins de ocorrência. Após o recolhimento, os animais são encaminhados aos cuidados necessários, contando com a parceria de cinco ONGs em Curitiba e Região Metropolitana: Instituto Fica Comigo, SOS4Patas, Grupo Força Animal, Patinha Amiga e Acolha Bicho.
Em casos de maus-tratos, o cidadão pode registrar um boletim de ocorrência online no site da PCPR. A denúncia também pode ser feita anonimamente pelo Disque-denúncia 181 ou pelo telefone 197 da PCPR, além de diretamente à equipe de investigação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente em Curitiba, pelo número (41) 3251-6200.
A campanha Abril Laranja, criada em 2006 pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade aos Animais (ASPCA), destaca a conscientização sobre a crueldade contra os animais. No Brasil, maus-tratos é considerado crime ambiental conforme a Lei 9.605/98.
O delegado chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Guilherme Dias, ressalta que os animais merecem respeito e cuidado, enfatizando a importância da dignidade animal. O crime de maus-tratos engloba diversas formas de violência física e negligência, podendo resultar em prisão e multas de acordo com a legislação vigente.