A Polícia Civil do Paraná (PCPR) atua diariamente na proteção e acolhimento de crianças e adolescentes por meio do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria). As equipes especializadas realizam atendimentos e investigações em um ambiente dedicado às vítimas.
Neste sábado (13), comemora-se 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), destacando os direitos fundamentais garantidos ao público infanto-juvenil.
O Estatuto foi instituído pela Lei Federal n.º 8069, em 13 de julho de 1990, para assegurar direitos humanos fundamentais e proteção integral a crianças (até 12 anos) e adolescentes (entre 12 e 18 anos).
O delegado Rodrigo Rederde, da PCPR, enfatiza a importância da celebração do ECA e destaca seus avanços no combate a crimes como a pornografia infantil na internet, prevenindo a produção e disseminação de material de cunho sexual envolvendo menores.
O Nucria, operacional desde 2014, investiga crimes de violência física, psicológica e sexual, proporcionando um ambiente acolhedor com atividades lúdicas para crianças, visando sua segurança e bem-estar emocional. A PCPR mantém sete unidades em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa.
A PCPR incentiva a população a denunciar qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes. Denúncias podem ser feitas anonimamente através do 197 (PCPR) e 181 (Disque Denúncia). Em casos de emergência imediata, recomenda-se contatar a Polícia Militar pelo 190.