O Estado do Paraná apresentou um crescimento significativo de 81% na abertura de novos estabelecimentos relacionados ao turismo em 2023, em comparação com o ano anterior. Cerca de 1,6 mil novos empreendimentos foram registrados até outubro, quase o dobro do total de 2022, que contabilizou a abertura de 900 empresas.
Os dados, provenientes da Junta Comercial do Paraná, estão disponíveis na plataforma SiTU – Sistema de Inteligência Turística, desenvolvida e lançada neste ano pela Secretaria de Turismo do Paraná (Setu).
A análise revela que as regiões mais impactadas por esses novos estabelecimentos ligados ao turismo foram as Rotas do Pinhão, situadas em Curitiba e Região Metropolitana, seguidas pelo Norte do Paraná e Campos Gerais. Um ponto comum entre essas regiões é a realização de grandes feiras e exposições, o que influenciou diretamente na criação desses novos empreendimentos.
“O Paraná possui um potencial turístico expressivo a ser explorado, começando pelos municípios, que observam os grandes eventos em suas regiões e buscam investir cada vez mais nesse segmento. Não basta apenas receber, é fundamental receber bem o visitante”, destaca o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes.
Os novos empreendimentos em 2023 foram predominantemente dos setores de serviços de alimentação, transporte rodoviário, agenciamento e operações turísticas, seguidos por atividades culturais.
Quanto aos empregos, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), também integrados ao SiTU, mostram que o setor turístico teve um desempenho positivo na geração de empregos, registrando a contratação de 7,4 mil novos trabalhadores até outubro.
Lançado em outubro deste ano, o SiTU – Sistema de Inteligência Turística reúne dados abertos de diversas fontes, principalmente públicas, que são processados e compilados pela Secretaria de Turismo. A plataforma, de acesso livre, concentra informações essenciais relacionadas ao setor de turismo estadual, influenciando as políticas públicas.
Texto adaptado de: A Folha do Sudoeste