A partir de 6 de dezembro, a Agência do Trabalhador de Palmas, por meio de sua coordenadora, Camila Tigre Ferreira, informou que o Paraná deu início à emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional (RG). A principal inovação consiste na ausência do número desse documento, substituído pelo CPF.
Explicou ainda que outra novidade é que o Novo RG, está disponível no aplicativo gov.br. “O benefício principal é o impedimento de fraudes e o cidadão tem apenas um documento único a nível federal”.
Segundo ela, o RG antigo não tinha prazo de vencimento, apenas quando recorriam a algum serviço de uma agência bancária que solicitavam um documento mais atualizado entre 10 anos a 15 anos. “Nesse novo documento vem a data de validade especificada, 05 anos, para crianças de 0 a 12 anos; 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos e indeterminado para idosos acima de 60 anos”.
A coordenadora orienta para as pessoas que fizeram esse documento antes de 2016, que solicitem o novo documento, pois, muitas instituições exigem uma foto atualizada. “O Posto do Instituto de Identificação é anexo a Agência do Trabalhador, localizada na Av Clevelândia, 800”.
Os documentos necessários para a solicitação incluem Certidão de Nascimento Original, Certidão de Casamento Original (para divorciados, com Averbação), Certidão com Averbação do Óbito (para viúvos) e o CPF.
Para aqueles que solicitaram o documento a partir de 2016, é possível fazer a requisição online por meio do site da Polícia Civil. O atendimento é realizado mediante agendamento, com prioridade para idosos.