Paraná envolvido nas atividades da 22ª Semana de Vacinação das Américas

InícioNotíciasParaná envolvido nas atividades da 22ª Semana de Vacinação das Américas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) se junta à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para destacar a importância da imunização contra doenças preveníveis, como Influenza e Covid-19, durante a 22ª Semana de Vacinação das Américas e a 13ª Semana Mundial de Imunização. Autoridades e agentes de saúde do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai participam do evento.

A abertura oficial ocorreu nesta quarta-feira (24), em Ciudad del Este, no Paraguai. A Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, que faz fronteira com o Paraguai e Argentina, integra a ação para reforçar a importância da vacinação na região.

Com o tema “Proteja o Futuro: Vacine-se”, as campanhas seguem até este sábado (27) com o objetivo de mobilizar a população para melhorar os índices vacinais, tanto para as vacinas de campanhas como para as de rotina. No Brasil, 13 das 16 principais vacinas do calendário infantil do Programa Nacional de Imunizações (PNI) registraram aumento de cobertura em 2023.

“Devido ao grande fluxo de pessoas na tríplice fronteira, é crucial enfatizar a importância da vacinação como medida preventiva e de proteção. Esta é uma estratégia adicional para complementar os esforços dos programas de vacinação”, disse o diretor da Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Ademir Ferreira de Souza.

A Semana de Vacinação nas Américas, nos últimos 20 anos, tem sido uma estratégia para fortalecer os programas nacionais de imunização. Desde sua criação em 2003, mais de 1,09 bilhão de pessoas de todas as idades foram vacinadas, de acordo com o Ministério da Saúde. Essa iniciativa tem sido fundamental para levar as vacinas contra a Covid-19 e a gripe a milhões de pessoas, inclusive em comunidades de difícil acesso, além de oferecer serviços de promoção da saúde e cuidados preventivos.

Segundo Ademir Ferreira de Souza, o programa de vacinação proporciona anualmente uma oportunidade para os governos alcançarem milhões de pessoas em um esforço conjunto com vacinas que salvam vidas. “Os esforços da região inspiraram o mundo, e muitas outras regiões seguiram o exemplo, levando a Organização Mundial da Saúde (OMS) a criar a Semana Mundial de Imunização, em 2012”, acrescentou.

No Paraná, as campanhas de conscientização têm superado os índices nacionais de imunização em 2023, reforçando a imunidade de bebês, adultos e idosos. Exemplos incluem a cobertura da BCG, que atingiu 90%, e da vacina pentavalente, que registrou cobertura de 89%. Além disso, outras vacinas como Hepatite B, Febre Amarela, Poliomelite e Rotavírus também apresentaram altos índices de cobertura.

Compartilhe esta publicação

WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp 👋