Locais afetados pela onda de calor nos próximos dias: veja quais são

InícioNotíciasLocais afetados pela onda de calor nos próximos dias: veja quais são

O Brasil enfrentará nos próximos dias sua quarta onda de calor em 2024. Segundo a Climatempo, as altas temperaturas persistirão até o dia 2 de maio, concentrando-se principalmente nos estados da região centro-sul.

Em diversas regiões, como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, as temperaturas serão mais de 5 graus acima da média ao longo desse período.

Outras áreas também terão temperaturas elevadas, ficando entre 3 e 5 graus acima da média. Essas regiões incluem Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Rondônia.

Previsão das temperaturas médias para os próximos dias:

  • Campo Grande: 29ºC
  • Cuiabá: 33ºC
  • Goiânia: 31ºC
  • São Paulo: 26,6ºC
  • Belo Horizonte: 27,6ºC

Uma área de alta pressão na média atmosfera se fortalecerá sobre o Mato Grosso do Sul e Paraná, com tendência de migração para o Sudeste nos próximos dias. Isso resultará em um bloqueio atmosférico para a entrada de frentes frias nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, mantendo o ar quente e seco.

A Organização Mundial da Saúde considera uma onda de calor quando as temperaturas permanecem 5ºC acima da média por mais de cinco dias seguidos. Esse cenário será observado em diversas regiões, como no estado de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e sul de Goiás, onde os termômetros podem superar os 35ºC.

Além das altas temperaturas diurnas, as madrugadas também serão abafadas em algumas áreas, como Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste de São Paulo, devido ao escoamento do ar quente entre abril e maio.

Em outras regiões, como leste de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, as temperaturas ficarão de 3ºC a 5ºC acima da média, mas com mínimas mais baixas devido ao ar seco.

A amplitude térmica, diferença entre as temperaturas mínimas e máximas, poderá ser significativa, alcançando até 22°C de diferença. Esse padrão meteorológico deverá persistir até a primeira semana de maio.

Além da onda de calor, algumas regiões do Brasil, como centro-norte do Paraná, estado de São Paulo (exceto litoral), noroeste e Triângulo Mineiro, sul de Goiás e centro-leste de Mato Grosso do Sul, estão em alerta devido à umidade relativa do ar abaixo dos 30%, valor considerado inadequado pela OMS, que recomenda entre 50% e 60%.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas para chuvas intensas em várias regiões do Brasil, como Norte, Nordeste, centro-norte, centro-sul e sul da Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com possíveis riscos associados, como alagamentos e deslizamentos de terra.

Compartilhe esta publicação

WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp 👋