Estudo revela aplicação de inteligência artificial na identificação de fake news

InícioNotíciasEstudo revela aplicação de inteligência artificial na identificação de fake news

A Universidade Federal Fluminense (UFF) criou um método usando inteligência artificial (IA) para detectar fake news nas redes sociais. O estudo foi desenvolvido pelo engenheiro de telecomunicações Nicollas Rodrigues, em sua dissertação de mestrado, sob orientação do professor Diogo Mattos, do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Redes de Nova Geração da UFF.

A ferramenta de IA, que analisa palavras e estruturas textuais, demonstrou uma precisão de 94% na distinção entre fatos e fake news. Foram analisadas mais de 30 mil mensagens na rede social X (antigo Twitter). A ferramenta identificou corretamente se as notícias eram verdadeiras ou falsas em 94 de cada 100 casos.

Rodrigues testou três metodologias, destacando duas com maior sucesso. A primeira método treinou um algoritmo com notícias verdadeiras, classificando como fake news aquelas que não se encaixavam. A segunda abordagem utilizou metodologia estatística para analisar a frequência de palavras e combinações típicas de fake news.

Os resultados podem ser aplicados como ferramentas para usuários identificarem notícias suspeitas. A tecnologia pode ser integrada como plugin em redes sociais, alertando sobre possíveis fake news baseando-se em parâmetros como erros de português. Outra aplicação possível é uma ferramenta online, onde o usuário cola o texto da notícia para verificar sua veracidade.

Compartilhe esta publicação