O Governo do Paraná desenvolveu um aplicativo com o intuito de orientar produtores de pequenas propriedades rurais e auxiliar técnicos e auditores no processo da certificação orgânica. O app, chamado IDR Orgânico, é uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e está disponível gratuitamente para smartphones e tablets com sistemas operacionais Android e iOS.
A plataforma faz parte de um projeto de extensão rural focado no cultivo de vegetais orgânicos na região do Norte Pioneiro, apoiado pelo programa Universidade Sem Fronteiras (USF). Financiado pelo Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, o aplicativo atende a uma demanda dos agricultores assistidos pelo projeto, oferecendo orientações sobre certificação orgânica de forma acessível e direta. Além disso, fornece informações sobre tipos de certificação, atividades produtivas certificadas e documentação necessária.
O app também disponibiliza os endereços e contatos dos 12 núcleos de certificação do programa Paraná Mais Orgânico (PMO), localizados nas universidades estaduais e no IDR, que capacitam pequenos produtores interessados na produção orgânica. O objetivo é ampliar a produção de alimentos orgânicos em todo o território estadual, promovendo a agroecologia e facilitando o acesso a mercados diferenciados.
O Paraná lidera o número de agricultores certificados no Brasil, segundo o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A certificação orgânica garante aos consumidores que todas as etapas de cultivo foram livres de agrotóxicos e insumos químicos sintéticos, agregando valor ao produto final. O Estado mantém sua posição de destaque na produção orgânica, com o apoio de iniciativas como o programa Paraná Mais Orgânico e o desenvolvimento de ferramentas como o IDR Orgânico.