O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), contratou a obra de restauração do Monumento Rodoviário Curitiba/Palmas, criado pelo artista Poty Lazzarotto. O investimento estadual será de R$ 210 mil.
O monumento está localizado próximo ao Trevo da Codapar, na interseção da PRC-280 com a Avenida Bento Munhoz da Rocha, em Palmas, Sudoeste do Paraná.
A empresa contratada deve apresentar um plano de trabalho, que será analisado pelo DER/PR e pela Coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria estadual da Cultura. Após a aprovação do plano, será emitida a Ordem de Serviço para o início da obra, com duração prevista de 60 dias.
Os serviços seguirão diretrizes da Coordenação do Patrimônio Cultural e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), incluindo limpeza, tratamento, recuperação e recomposição.
O monumento, inaugurado em 1978 e tombado em 2015, está degradado pelo tempo e por atos de vandalismo e furtos, inclusive das placas de bronze de inauguração.
A restauração foi solicitada pela Coordenação do Patrimônio Cultural e pela Assembleia Legislativa do Paraná. O DER/PR garantirá a manutenção da obra, apesar de não estar na faixa de domínio da rodovia.
A PRC-280 é uma importante rota logística estadual, ligando a região Sudoeste à Capital e ao Porto de Paranaguá. Recentemente, o DER/PR concluiu a restauração em concreto da rodovia até o entroncamento com a BR-153 em General Carneiro e está realizando obra semelhante até Clevelândia, usando a técnica whitetopping. O Viaduto da Codapar também passou por manutenção no ano passado.
Poty Lazzarotto (1924-1998) foi um artista de Curitiba que se destacou no desenho e gravura, sendo o criador do primeiro curso de gravura do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Sua obra é marcadamente biográfica, retratando tipos curitibanos e cenários da cidade. Ele ilustrou importantes obras da literatura brasileira e deixou sua marca em monumentos e painéis em Curitiba, iniciando com o painel “Desenvolvimento histórico do Paraná” em 1953.
Texto adaptado de: A Folha do Sudoeste