A Portos do Paraná, em parceria com a prefeitura de Antonina, promoveu um mutirão de limpeza dos manguezais e combate à dengue nesta quinta-feira (14). Durante a ação, foram recolhidos 560 quilos de resíduos da região, incluindo plástico, sucata, vidro e pneus. A Portos do Paraná disponibilizou embarcações, equipamentos de segurança e apoio profissional do setor de Meio Ambiente.
O evento contou com a participação do Governo do Estado, da Cia Ambiental, da Colônia de Pescadores Z-8 de Antonina e da Associação de Catadores de Antonina. Os materiais recolhidos foram encaminhados para a Associação dos Catadores de Reciclável do KM4 de Antonina para destinação adequada.
Esta edição do mutirão teve como foco o combate à dengue. O diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, destacou a importância da união de esforços para apoiar o bairro do Portinho, próximo ao mangue, e evitar o acúmulo de água parada.
A ação começou na Associação Siri do Portinho, onde os participantes se dividiram em dois grupos: um para visitar residências com vigilantes da saúde da prefeitura e outro para a retirada de resíduos nos mangues, tanto por terra quanto por água.
Desde 5 de fevereiro, Antonina está em situação de emergência devido à dengue. O secretário de Saúde de Antonina, Odileno Garcia Toledo, ressaltou a importância da campanha diante do aumento de casos na cidade e da propensão dos manguezais em serem locais favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.