A Defesa Civil do Paraná iniciou nesta semana os testes do novo modelo de alerta de emergência via celular para eventos climáticos extremos. Conhecida como Cell Broadcast, a tecnologia permite o envio de mensagens para celulares de uma área específica sem a necessidade de inscrição prévia. Os testes com a população estão agendados para o dia 20 de julho em Morretes e União da Vitória. Um vídeo explicativo elaborado pela Defesa Civil detalha o funcionamento do alerta (ver fim do texto).
O projeto enfatiza que a população será informada antecipadamente sobre esses alertas experimentais, identificados como tal para evitar alarme desnecessário. Na primeira fase, a mensagem vai apenas notificar sobre o início do serviço, esclarecendo que se trata de um teste.
Diferente dos alertas por SMS, WhatsApp e Telegram já utilizados pela Defesa Civil do Paraná, o novo sistema apresentará o alerta diretamente na tela do celular como um pop-up, acompanhado por um alerta sonoro. Essa abordagem visa garantir que o usuário tome conhecimento do alerta, independentemente das configurações do dispositivo.
O objetivo do projeto, coordenado pelo Governo Federal, é preparar moradores de áreas propensas a eventos climáticos severos, como chuvas intensas, vendavais e deslizamentos, para que possam se preparar adequadamente.
O Cell Broadcast será utilizado exclusivamente para alertas de alta severidade, previamente determinados pelo Governo Federal, permitindo que os municípios implementem seus planos de contingência com o apoio da Defesa Civil Estadual e das forças de segurança locais.
O Paraná foi escolhido para os primeiros testes devido à sua estrutura avançada na área de Defesa Civil e sua participação pioneira no piloto de envio de alertas por SMS em 2017. O sistema funciona através do georreferenciamento das áreas de risco, delimitadas por polígonos baseados em antenas locais, garantindo que as pessoas nessas regiões e adjacências recebam o alerta de maneira eficaz.
Texto adaptado de: A Folha do Sudoeste