Curitiba é a quinta capital em qualidade de vida, mas inclusão social recebe a pior avaliação

InícioNotíciasCuritiba é a quinta capital em qualidade de vida, mas inclusão social recebe a pior avaliação

Curitiba foi classificada como a quinta capital com melhor qualidade de vida no Índice de Progresso Social (IPS) 2024, desenvolvido pela organização Social Progress Imperative. O IPS avalia a qualidade de vida com base no desempenho social e ambiental de diferentes regiões.

A capital paranaense obteve 69,36 pontos, ficando atrás de Brasília (71,25 pontos), Goiânia (70,49 pontos), Belo Horizonte (69,62 pontos) e Florianópolis (69,56 pontos), no ranking geral, Curitiba ficou em 27º lugar entre 5570 cidades.

Entre os quesitos avaliados, Curitiba obteve a melhor nota em Água e Saneamento (94,17) e a pior em Inclusão Social (31,6). Direitos Individuais também teve uma nota baixa (48,69). A cidade teve desempenho fraco em Violência contra Mulheres, Domicílios com Iluminação Elétrica Adequada e Subnutrição. Destacou-se positivamente em Densidade de Internet Banda Larga Fixa, Acesso a Programas de Direitos Humanos, Existência de Ações para Direitos de Minorias, Taxa de Congestionamento Líquido de Processos, Áreas Verdes Urbanas, Empregados com Ensino Superior, Mulheres Empregadas com Ensino Superior, Nota Média no Enem e Índice de Vulnerabilidade Climática dos Municípios (IVCM).

Maringá, no Noroeste do Paraná, é a única cidade paranaense entre as 20 melhores do ranking nacional, ocupando o 15º lugar com 69,96 pontos. A cidade obteve alta pontuação em Moradia (97,39) e a menor em Inclusão Social (29,86). O único subitem considerado fraco foi Obesidade.

O Índice de Progresso Social (IPS) é uma ferramenta que mede o desempenho social e ambiental de territórios em todas as geografias, complementando medidas de desenvolvimento econômico. Desenvolvido pela organização Social Progress Imperative, o IPS é atualizado anualmente para comparar o desempenho socioambiental dos municípios ao longo do tempo, contribuindo para o aperfeiçoamento de políticas públicas e melhoria da gestão pública local.

Compartilhe esta publicação