Os Correios emitiram uma nota alertando sobre um golpe que cobra uma taxa alfandegária inexistente. A empresa destacou a disseminação de mensagens falsas que utilizam o nome e a marca dos Correios de forma indevida. Nas redes sociais, há relatos de usuários que foram alvo desse golpe.
As mensagens, enviadas por SMS, e-mail ou WhatsApp, informam sobre supostas atualizações de um pacote que foi taxado e necessita de pagamento para liberação. Em seguida, um link é fornecido, aparentando ser da própria agência, com endereços como “pedidocorreios.online” e “carregar.me”. A identidade visual das páginas fraudulentas é similar à dos Correios.
No X, antigo Twitter, usuários compartilham alertas sobre essas mensagens. “Só essa semana eu recebi três mensagens dessas, cada uma com valores diferentes”, relatou uma internauta. “Meu Deus, chegou pra mim isso, mas graças a Deus eu não fiz o pagamento”, comentou outra. “A sorte é que eu não estava aguardando nada do correio”, disse uma terceira.
Na nota, os Correios recomendam que os clientes baixem o aplicativo oficial da empresa para acompanhar suas entregas e evitar cair em golpes. No app, é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços.