As Unidades de Conservação (UCs) do Paraná administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT) atingiram um recorde de 300 mil visitantes em um único semestre. Entre janeiro e junho de 2024, 305.160 pessoas frequentaram os parques estaduais, um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. A pesquisa considera 24 das 73 UCs abertas à visitação, excluindo o Parque Estadual Pau Oco, a Mata dos Godoy e a Ilha das Cobras, que estão fechados temporariamente.
O levantamento realizado pela Diretoria de Patrimônio Natural (Dipan) do IAT destaca que o Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança, localizado entre Prudentópolis, Guarapuava e Turvo, recebeu 6.858 visitantes, representando um aumento de 211% em comparação com o primeiro semestre de 2023. O número também superou o total de visitantes do ano passado. O Parque Estadual de Ibiporã, na região Norte, também registrou crescimento significativo, com 904 visitantes, um aumento de 103% em relação ao ano anterior.
O Parque da Ilha do Mel, em Paranaguá, foi o mais visitado, atraindo 118.319 pessoas, um crescimento de 32% em relação aos primeiros seis meses de 2023. Outros parques que se destacaram incluem o Parque Estadual Serra da Baitaca, em Piraquara e Quatro Barras, com 42.346 visitantes, e o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, com 33.246 visitantes. O Parque Estadual Vitório Piassa, em Pato Branco, liderou o aumento percentual, com 230% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado.
Jean Alex dos Santos, gerente de Áreas Protegidas do IAT, atribui o aumento nas visitas aos investimentos em infraestrutura, gestão conjunta com prefeituras e promoção do patrimônio natural. Ele também destaca que há espaço para crescimento e que o IAT está trabalhando para melhorar os serviços prestados aos visitantes.
O projeto Parques Paraná, iniciado em 2019, é um fator importante para a popularidade das UCs. Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural do IAT, explica que o projeto visa integrar a população e modernizar a gestão das UCs. Ele também observa que o programa auxilia na administração de outros complexos ambientais, como o Aquário de Paranaguá, que recebeu 18.059 visitantes no primeiro semestre de 2024.
Atualmente, o Paraná possui 73 UCs catalogadas pelo IAT, com 24 abertas à visitação. Essas áreas protegidas totalizam 26.250,42 km², divididas entre UCs estaduais de Uso Sustentável, Proteção Integral, Áreas Especiais e Reservas Particulares do Patrimônio Natural, entre outras. Mais informações sobre os parques estaduais estão disponíveis no site do IAT.