Brasil vai importar arroz para evitar especulação de preços

InícioNotíciasBrasil vai importar arroz para evitar especulação de preços

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou que irá adquirir arroz já industrializado e empacotado no mercado internacional para evitar um possível aumento nos preços do produto. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comunicou a medida nesta terça-feira (7), citando os efeitos das enchentes no Rio Grande do Sul, estado que responde por 70% da produção nacional de arroz.

Segundo Fávaro, as perdas nas lavouras, armazéns alagados e dificuldades logísticas para escoar o produto podem resultar em desabastecimento, elevando os preços no mercado. Os recursos para a compra pública serão viabilizados por meio da abertura de crédito extraordinário.

A primeira etapa envolverá um leilão para aquisição de 200 mil toneladas de arroz, inicialmente importadas de países vizinhos do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai. A medida visa manter os preços estáveis, garantindo o abastecimento no mercado interno.

Fávaro destacou que a Conab só revenderá o produto diretamente para pequenos mercados nas periferias das cidades, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, para não afetar a relação dos produtores brasileiros com os atacadistas.

Além disso, o ministro informou que o governo analisará o pedido de prorrogação imediata, por 90 dias, de todos os débitos do setor agrícola, a fim de auxiliar os produtores afetados pelas chuvas no estado. A medida requer aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN), que deve se reunir nos próximos dias para tratar do assunto.

Compartilhe esta publicação

WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp 👋