No domingo (28), é lembrado o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, marcando o Abril Verde, uma campanha do Ministério Público do Trabalho (MPT) com o lema “Adoecimento também é acidente do trabalho – conhecer para prevenir”.
A coordenadora nacional do MPT para Saúde dos Trabalhadores, Cirlene Zimmermann, destaca a importância de comunicar acidentes do trabalho à Previdência Social, abrangendo tanto doenças relacionadas ao trabalho quanto acidentes típicos.
Lesões ósseas musculares, lesões por esforço repetitivo como tendinites e bursites, e transtornos mentais estão entre as doenças mais comuns relacionadas ao trabalho, destaca Cirlene. Ela ressalta que o estresse pós-traumático pode afetar não apenas o trabalhador diretamente envolvido, mas também colegas expostos à situação.
Doenças mentais relacionadas ao trabalho, como depressão e ansiedade, muitas vezes não são notificadas pelas empresas ao INSS, o que prejudica a definição e implementação de políticas públicas de saúde do trabalhador.
Para promover a saúde no ambiente de trabalho, é essencial que as empresas atuem para eliminar ou neutralizar os riscos, priorizando medidas preventivas além do simples fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs).
De 2012 a 2022, mais de 6 milhões de acidentes de trabalho foram comunicados, resultando em mais de 2 milhões de afastamentos e 25 mil mortes, gerando gastos significativos com benefícios previdenciários.