Após 95 dias de greve no IFPR Campus Palmas e demais entidades estudantis federais do país, as atividades foram retomadas no dia (01) de julho. As representações das categorias em greve assinaram um acordo com o governo federal no dia (27) de junho.
A diretora-geral do IFPR, Graciela Ghelen, ressaltou que foi uma negociação turbulenta e várias questões não foram plenamente atendidas, especialmente, para as categorias dos técnicos administrativos em Educação.
“As aulas foram retomadas e no próximo dia (08) será o período de férias, na sequência um novo calendário aprovado pelas instâncias deliberativas e também pela reitoria onde prevê a reposição de todos os dias letivos, pois, o calendário foi suspenso em (01) de maio, anterior a este período haverá a reposição”, destacou ela e mencionou que a Direção de Ensino e a Coordenação de Ensino com as coordenações de curso estão analisando as melhores estratégias para que os conteúdos sejam repostos da melhor maneira possível com qualidade e que seja possível a participação dos estudantes, pois, muitos deles são trabalhadores.
“O calendário de 2024 vai exceder esse ano, a expectativa é concluir por meados de fevereiro ou março de 2025”, finalizou.
Texto adaptado de: A Folha do Sudoeste