Abertura de salões para pets aumenta 148% em uma década no Brasil

InícioNotíciasAbertura de salões para pets aumenta 148% em uma década no Brasil

Nos últimos dez anos, o número de salões dedicados à higiene e embelezamento de animais domésticos aumentou 148%, passando de 4.372 novos empreendimentos em 2014 para 10.587 em 2023. Este crescimento continua acelerado: somente no primeiro semestre de 2024, foram abertos 5.893 novos negócios de banho e tosa de pets, superando o total de novas aberturas de 2014. A média de 980 aberturas mensais neste ano representa uma grande oportunidade, mas também exige atenção às tendências para se destacar no mercado.

Os microempreendedores individuais (MEI) são os principais responsáveis por esse boom no mercado. Eles abriram 5.402 salões no primeiro semestre deste ano, representando mais de 90% dos novos negócios no setor de higiene e embelezamento de animais domésticos. Em 2023, dos aproximadamente 10 mil novos empreendimentos, mais de 9.900 eram de MEIs.

“O estreitamento dos laços entre tutores e animais, especialmente nesta década, fez com que os cuidados com os pets se intensificassem, multiplicando e evoluindo os serviços e espaços dedicados a eles”, comentou Flávio Barros, gestor do segmento pet do Sebrae.

Um fator atual que mantém a demanda crescente é a melhora do poder de compra do brasileiro. Estudo da PwC Brasil e do Instituto Locomotiva revelou que mais da metade dos brasileiros das classes C, D e E planejam adquirir produtos para pets no próximo ano. O estudo, “Mercado da maioria – Como a força da população de baixa renda está transformando o setor de varejo e consumo no Brasil”, identifica um público consumidor potencial de 63,3 milhões de pessoas, representando 57% dos consumidores dessas classes.

O levantamento mostra que nos últimos dez anos, 46% dos brasileiros das classes C, D e E consumiram mais produtos para pets. Para a próxima década, 33% pretendem aumentar esse consumo. Os canais de compra físicos são os preferidos por 71% dos consumidores pesquisados. Este “mercado da maioria” representa 76% da população brasileira e responde por quase metade do consumo do país.

Quanto aos petshops, que vendem produtos e alimentos para animais, o Sebrae projeta que, até o final de 2023, o número de novos negócios será próximo ao registrado no final de 2023, quando foram criados 18.883 empreendimentos. No primeiro semestre de 2024, já foram abertas 9.276 novas lojas, superando as 8.685 do mesmo período de 2019, antes da pandemia de Covid-19.

Flávio Barros explica que o segmento pet é atraente para pequenos empreendedores devido às baixas barreiras de entrada. “O segmento de pet é muito procurado porque é fácil de entrar, não precisa de grandes instalações para quem comercializa alimentos, acessórios, roupas e brinquedos”, diz Barros. A previsão de crescimento do setor até 2026 é de cerca de 87%. “Ou seja, há um potencial a ser explorado, mas é preciso estar atento às tendências”, afirma Barros.

Tendências do mercado pet 2024

Pet Wellness

Pet wellness ou pet care é uma filosofia que promove saúde e bem-estar para animais de estimação, abrangendo desde cuidados veterinários até uma visão completa de saúde mental, física e emocional. Inclui medicina veterinária preventiva, enriquecimento ambiental e serviços de saúde e estética animal.

Refeições Naturais e Petiscos Mais Saudáveis

Os tutores estão cada vez mais conscientes da importância da alimentação para a saúde dos pets. A preferência por rações orgânicas e com poucos conservantes está crescendo, assim como a demanda por petiscos saudáveis, naturais e caseiros. A alimentação natural, com refeições preparadas especialmente para os cães conforme orientação veterinária, está em alta.

Pet Sitter e Dog Walker

Pet sitters cuidam dos pets na casa dos tutores durante sua ausência, oferecendo companhia, alimentação, hidratação, higiene e atividades de enriquecimento. Dog walkers levam os cachorros para passear, proporcionando exercícios físicos, socialização e momentos de descontração para os animais.

Day Care e Hospedagem

Day care oferece um local para os pets passarem o dia, socializando, comendo e praticando exercícios. Hospedagem proporciona um ambiente seguro e confortável durante a ausência dos tutores, geralmente oferecido por hotéis para animais, pet shops ou casas de família especializadas.

Clubes de Assinatura

Clubes de assinatura, que ganharam popularidade com cosméticos e vinhos, também estão crescendo no segmento pet, oferecendo petiscos, brinquedos e até rações. Os tutores pagam uma assinatura e recebem produtos periodicamente, de acordo com as necessidades e preferências de seus pets.

Compartilhe esta publicação

WhatsApp
Fale conosco pelo WhatsApp 👋