Nível do Guaíba registra queda abaixo da cota de inundação pela 1ª vez em um mês

InícioNotíciasNível do Guaíba registra queda abaixo da cota de inundação pela 1ª vez em um mês

O nível do Rio Guaíba, em Porto Alegre, ficou abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês, atingindo 3,58 metros às 5h deste sábado (1º), dois centímetros menos que o patamar de transbordamento (3,6 metros).

O monitoramento em tempo real do nível do rio é realizado com lasers na régua da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, com dados divulgados pela Agência Nacional de Águas (ANA). Essas informações são compiladas pela Rede Hidrometeorológica Nacional e pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O último registro abaixo da cota de inundação foi em 2 de maio, às 23h, quando atingiu 3,67 metros. Com a diminuição do rio, moradores de bairros como Humaitá e Vila Farrapos retornam para casa após mais de 25 dias.

Na última terça-feira (28), o governo do Rio Grande do Sul elevou a cota de inundação de 3 para 3,6 metros. A alteração reflete medições de uma nova régua instalada ao sul do Cais Mauá.

Apesar da mudança, a altura máxima do Guaíba, que alcançou 5,35 metros em 5 de maio, permanece inalterada. Isso ocorre porque 3,6 metros no Gasômetro correspondem a 3 metros no Cais Mauá.

As fortes chuvas que começaram em 27 de abril afetaram rios como Taquari, Sinos, Caí, Gravataí, Pardo e Jacuí. O transbordamento do Guaíba inundou bairros da capital, comprometendo a infraestrutura estadual. Mais de 77 mil resgates foram realizados.

De acordo com a Defesa Civil gaúcha, até o momento, ocorreram 171 mortes, 806 feridos e 43 pessoas continuam desaparecidas. Mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas, com cerca de 630 mil deslocadas durante o auge das cheias. Cerca de 39 mil pessoas estão em abrigos temporários.

Compartilhe esta publicação