Com oito paradas marcadas, a temporada de navios de cruzeiro retorna ao Paraná no dia 17 de dezembro, em Paranaguá, cidade histórica do Litoral. Os roteiros serão operados semanalmente pelo navio Armonia, da companhia italiana MSC, que possui 275 metros de comprimento, 29 de largura e 54 metros de altura. A embarcação tem capacidade para 2.520 passageiros e 780 tripulantes. O navio percorrerá trechos entre Las Palmas (Espanha), Itajaí, Ilhabela e Buenos Aires (Argentina). A inclusão do Paraná no itinerário proporciona aos turistas a oportunidade de conhecer a cidade histórica de Paranaguá, além de outros atrativos da região, como as atividades promovidas no programa Verão Maior Paraná.
A temporada de 2024/25 contará novamente com a recepção dos turistas em uma estrutura instalada na Praça Mario Roque, no Centro Histórico de Paranaguá. O espaço é organizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adetur Litoral). Para este ano, foram implementadas melhorias na organização e no conforto dos visitantes. O Complexo Mega Rocio, onde é realizado o desembarque aduaneiro e o embarque de retorno ao navio, também está passando por revitalizações.
Segundo Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo, a decisão da MSC em manter as escalas no Paraná reflete os investimentos realizados no setor e os atrativos turísticos do Estado. “Na última temporada, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 1 milhão para atender embarques e desembarques, por meio de infraestrutura e climatização no Complexo Mega Rocio e da Praça Mario Roque”, afirmou. Ele destacou ainda o crescimento do turismo estrangeiro e o impacto positivo das ações estaduais, enfatizando que “o turismo bem executado é aquele que tem serviços qualificados”.
O Paraná também investiu na qualificação de profissionais e na melhoria das estruturas de atendimento ao longo do ano. Dentre as iniciativas, a Portos do Paraná promoveu em outubro um curso gratuito de inglês para os comerciantes da Ilha do Mel, ministrado pelo Sesc/PR e Senac/PR, com o objetivo de preparar a comunidade para atender turistas estrangeiros vindos dos cruzeiros.
A primeira parada no Paraná está prevista para as 8h do dia 17 de dezembro, com passageiros vindos de Las Palmas G. Canária, na Espanha. No dia 20, o navio chega às 10h, partindo de Ilhabela. As próximas escalas ocorrem em 27 de dezembro e nas segundas semanas de janeiro (03, 10, 17, 24 e 31), sempre a partir das 8h, tendo Buenos Aires como ponto de partida. Após cada escala, os cruzeiros seguirão no mesmo dia para o Porto de Itajaí, em Santa Catarina.
O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, destacou a importância do retorno da temporada para o turismo estadual, afirmando: “Nenhuma operadora decide atracar seu navio em um destino que não tem: qualidade, potencial e infraestrutura. Por isso entendemos essa nova temporada como uma chancela de qualidade, mostrando que o Paraná tem esse valor turístico que pode e precisa ser cada vez mais aprimorado. Essas ações impulsionam o nosso setor, a economia e colocam o Paraná na prateleira de cima do turismo internacional”, disse.
Na temporada anterior, ocorrida entre dezembro de 2023 e março de 2024, Paranaguá recebeu mais de 39 mil pessoas que embarcaram, desembarcaram ou apenas visitaram o litoral paranaense. O encerramento aconteceu no dia 08 de março, com a 15ª parada do navio MSC Lirica, sendo que o MSC Musica também esteve no Paraná em dezembro. A movimentação gerada pelos turistas somou mais de R$ 25 milhões para a economia local.
A última edição contou com recepções repletas de música ao vivo – como chorinho e fandango caiçara –, estandes para vendas de produtos, pacotes turísticos para outros locais do litoral paranaense, como Morretes e a Ilha do Mel, além de atividades culturais. A expectativa é de que a temporada atual traga novamente esses atrativos, movimentando o setor e beneficiando a economia regional.
Confira a programação das escalas:
17/12 – escala das 8h às 18h
20/12 – escala das 10h às 20h
27/12 – escala das 8h às 19h
03/01 – escala das 8h às 19h
10/01 – escala das 8h às 19h
17/01 – escala das 8h às 19h
24/01 – escala das 8h às 19h
31/01 – escala das 8h às 19h