As regionais Pinheirinho, CIC e Cajuru, em Curitiba, recebem nesta semana o Mutirão Curitiba sem mosquito. A ação envolve orientações e vistorias em residências e quintais para identificar focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Os trabalhos são conduzidos por agentes comunitários e de endemias da Secretaria Municipal da Saúde, com apoio de equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
No bairro Pinheirinho, o mutirão contará com a participação de militares do Exército Brasileiro e será realizado no entorno da Unidade de Saúde Nossa Senhora do Sagrado Coração. Entre os dias 17 e 18 de março, cerca de 20 quarteirões serão vistoriados. O recolhimento de entulhos deixados pela população ocorrerá no dia 19, com o auxílio de caminhões da Secretaria do Meio Ambiente.
Na regional CIC, o mutirão está dividido em duas etapas. A primeira será executada nos dias 18 e 19 de março, nas proximidades da Unidade de Saúde Barigui, e abrangerá 21 quarteirões. O recolhimento de resíduos está programado para o dia 20. A segunda etapa ocorrerá no bairro São Miguel entre os dias 25 e 27 de março, com a coleta dos materiais marcada para o dia 27.
Na Regional Cajuru, o trabalho de vistorias começou na última sexta-feira (14) e se estenderá até esta segunda-feira (17), percorrendo 24 quarteirões nos arredores do Distrito Sanitário do bairro. O recolhimento de entulhos será realizado no dia 18 de março.
Desde o início de 2023, já foram realizados 23 mutirões na capital paranaense, com o recolhimento de 127 toneladas de entulhos.