Municípios do Paraná intensificam ações de combate à dengue com apoio das regionais de saúde

InícioAdjoriPRMunicípios do Paraná intensificam ações de combate à dengue com apoio das regionais de saúde

Com esforços contínuos de orientação e capacitação, as regionais de saúde estão apoiando os municípios do Paraná em ações intensivas para o combate à dengue. As atividades incluem visitas domiciliares, distribuição de materiais informativos sobre o Aedes aegypti, transmissor da doença, e diversas outras iniciativas voltadas à prevenção e controle.

As Regionais de Saúde de Francisco Beltrão, Maringá, Londrina e Jacarezinho (8ª, 15ª, 17ª e 19ª) estão colaborando, nesta primeira semana de fevereiro, com diversas ações específicas. Nas regiões Sudoeste e Norte do estado, equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), agentes comunitários de saúde, órgãos municipais e organizações da sociedade civil atuam em pontos críticos para conter focos do mosquito.

Nesta quinta-feira (6), a 17ª Regional de Londrina organizou o Dia D de Combate à Dengue, envolvendo equipes de saúde estaduais e municipais em atividades em Londrina e Cambé. A programação, que segue até sábado (8), contempla o recolhimento de materiais que acumulam água e ações educativas.

No município de Ampére, pertencente à 8ª Regional de Francisco Beltrão, iniciou-se na sexta-feira (7) uma grande mobilização contra a dengue, com mutirão para remover criadouros do mosquito. A iniciativa, que conta com o apoio das equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do setor rodoviário, prioriza terrenos baldios e bairros com maior infestação do vetor. No município-sede de Francisco Beltrão, foi realizado um mutirão no último sábado (1º), resultando na coleta de cerca de 19 mil toneladas de lixo, como pneus, vidros, materiais reciclados, móveis e colchões. Um novo mutirão está previsto para este sábado (8), em outros bairros da cidade.

Em Jacarezinho (19ª RS), as equipes removeram cinco toneladas de lixo no último final de semana. Vários locais com água parada e recipientes considerados possíveis criadouros do mosquito foram identificados, reforçando o alerta para a intensificação das ações de controle.

Na região da 15ª Regional de Maringá, o apoio estadual será direcionado neste sábado (8) ao município de Mandaguaçu, onde também ocorrerão ações de combate à doença.

De acordo com o boletim semanal da dengue divulgado na terça-feira (4), foram confirmados 2.569 novos casos e um óbito. No atual período epidemiológico, iniciado em 1º de janeiro de 2025, o Paraná totaliza 15.818 notificações, 2.569 diagnósticos confirmados e uma morte. As regionais com maiores números de casos confirmados neste período são a 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (899), a 17ª Regional de Saúde de Londrina (381), a 13ª Regional de Saúde de Cianorte (275), a 12ª Regional de Saúde de Umuarama (171) e a 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho (143).

Compartilhe esta publicação