Moegão de Paranaguá avança com instalação do primeiro módulo das galerias transportadoras

InícioGeralMoegão de Paranaguá avança com instalação do primeiro módulo das galerias transportadoras

O primeiro módulo das galerias transportadoras, responsável pelo transporte de grãos do Moegão aos terminais portuários interligados ao sistema, foi içado nesta quinta-feira (06) no Porto de Paranaguá, no Litoral. A obra integra a maior intervenção pública portuária do Brasil. Com 38 toneladas e 25 metros de comprimento, este é o primeiro de 54 módulos planejados para a conexão total, que contará com 1,7 km de extensão. Cada módulo possui três esteiras transportadoras com capacidade de movimentação de 2000 toneladas por hora (t/h) cada.

O projeto, que recebe investimento de R$ 600 milhões, busca ampliar a produtividade portuária, reduzir os cruzamentos ferroviários na cidade — passando de 16 para cinco — e integrar ainda mais os operadores portuários ao cais. No momento, 23% da obra foi concluída e a previsão de entrega é até o fim de 2025. Cerca de 353 profissionais estão envolvidos na construção.

“Estamos revolucionando a maneira de receber as cargas de grãos pela ferrovia, pois este sistema que centraliza o recebimento ferroviário não existe em outro porto no Brasil. A instalação do primeiro módulo de galerias marca o início de uma nova etapa extremamente importante da construção”, afirmou Victor Kengo, diretor de Engenharia e Manutenção.

Para Caterina Veronese, coordenadora de projetos do consórcio Moegão, o início da montagem aérea é essencial: “O içamento da galeria metálica é um marco, pois iniciamos a parte aérea do Moegão. Até agora, estávamos trabalhando com a montagem das estruturas no chão. Já concluímos 50% da parte de fundação, blocos e estaqueamento das moegas”.

A operação de içamento foi extremamente precisa, com dois guindastes preparados para a tarefa, sendo posicionados um dia antes. Equipados com contrapesos de 40 e 50 toneladas, os guindastes realizaram o levantamento com cintas de amarração para posicionar o módulo sobre os pórticos pré-moldados, seguindo com precisão milimétrica o planejamento técnico.

O sistema Moegão contará com acesso ferroviário adequado, permitindo que os grãos sejam descarregados diretamente dos vagões em funis localizados no subsolo. De lá, a carga será transportada por correias até elevadores de canecas, que farão a elevação para as esteiras transportadoras conectadas aos terminais portuários. Após chegar aos terminais, os grãos serão embarcados nos navios através do corredor de exportação.

Com o novo modelo de descarga ferroviária, a expectativa é aumentar em 60% a capacidade ferroviária do Porto de Paranaguá, passando dos atuais 550 para 900 vagões diários. Esse avanço é um marco logístico para o transporte de grãos no país.

Compartilhe esta publicação