O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta terça-feira (22), o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Este documento permite que os estudantes consultem informações essenciais como o local de prova, número de inscrição e horário das provas. Além disso, o cartão traz o registro de atendimento especializado ou o uso do nome social, caso necessário.
Para consultar o local de prova, o participante deve acessar a página destinada no portal do Enem. É necessário utilizar o login do Gov.br, o portal único de serviços digitais do governo federal. Caso o estudante não lembra a senha, ele pode recuperá-la, inserindo o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e escolhendo a opção ‘esqueceu sua senha’.
Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que os participantes levem o cartão de confirmação nos dias das provas, marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. No primeiro domingo, o exame incluirá a redação, além das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo domingo, os participantes enfrentarão as avaliações de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias. Cada área do conhecimento contará com 45 questões.
O Enem, que já se consolidou como o principal método de ingresso no ensino superior no Brasil, desempenha um papel crucial na seleção de candidatos para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Além de servir como critério em processos seletivos de instituições de ensino, tanto públicas como privadas, os resultados do Enem habilitam estudantes a receberem auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ademais, as notas do Enem também possuem validade em algumas instituições de Portugal, graças a convênios entre o Inep e essas entidades para facilitar o acesso de estudantes brasileiros a cursos superiores no exterior.