Vinte mil aposentados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) já realizaram viagens nacionais ou têm viagens marcadas pelo Programa Voa Brasil, iniciativa do governo federal. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, os bilhetes dessas passagens foram adquiridos e emitidos ao longo dos últimos quatro meses. No programa, cada passagem tem custo de até R$ 200 por trecho. Até o momento, as viagens contemplaram 77 cidades brasileiras.
Quase 80% das passagens emitidas tiveram como destino as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Brasília, Salvador, João Pessoa, Natal, Maceió e Belo Horizonte, que se destacaram como os 10 destinos mais procurados. Em relação à distribuição por regiões, o Sudeste liderou com 44% das passagens, seguido pelo Nordeste com 40%. O Centro-Oeste representou 8%, enquanto o Sul somou 5% e o Norte ficou com 3%.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, os resultados refletem o objetivo inicial do programa. “Estes aposentados não voavam há pelo menos um ano e estão preenchendo assentos que estariam vazios, já que são disponibilizados pelas companhias aéreas em trechos de elevada ociosidade”, explicou. Segundo as regras do Voa Brasil, cada beneficiário aposentado pelo INSS pode adquirir passagens para até dois trechos anualmente, e as compras devem ser feitas exclusivamente no site gov.br/voabrasil.
O Ministério de Portos e Aeroportos reforça que o domínio Gov.br é o único com segurança e proteção de dados garantidas. “Quando receber algum conteúdo referente ao Voa Brasil com links, evite clicar. Entre no site oficial do programa ou acesse por meio do seu login no Gov.br”, orientou a pasta.
Lançado em julho deste ano, o programa será ampliado a partir do primeiro semestre de 2025, quando incluirá estudantes de baixa renda como novos beneficiários.