Mais da metade dos estudantes brasileiros do ensino fundamental não domina conhecimentos básicos de matemática. De acordo com os resultados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss), divulgados nesta quarta-feira (4), esses estudantes estão abaixo do nível considerado baixo. Em ciências, mais de um a cada três estudantes não obteve pontuação suficiente para chegar ao nível mais baixo de proficiência. Na outra ponta, apenas 1% dos estudantes alcançou o nível máximo de conhecimento nessas áreas.
Isso significa que grande parte dos estudantes brasileiros do 4º ano do ensino fundamental não conseguiu resolver questões simples de soma de números em matemática ou, em ciências, identificar que plantas precisam de luz para sobreviver. Esta foi a primeira vez que o Brasil participou do estudo. O país aderiu ao Timss em 2022, e a primeira aplicação foi realizada em agosto e setembro de 2023. Participaram ao todo 72 países. O estudo avalia o desempenho de estudantes em ciências e matemática no 4º e no 8º ano do ensino fundamental e é aplicado mundialmente a cada quatro anos. As provas são eletrônicas, e os participantes do 4º ano tiveram duas sessões de 36 minutos para resolver as questões, enquanto os do 8º ano realizaram duas sessões de 45 minutos.
As pontuações do Timss são divididas em quatro níveis de proficiência: baixo (a partir de 400 pontos), intermediário (475), alto (550) e avançado (625). No 4º ano, o Brasil obteve uma média de 400 pontos em matemática e 425 em ciências, enquanto a média internacional foi de 503 e 494 pontos, respectivamente. Já no 8º ano, o Brasil registrou 378 pontos em matemática e 420 em ciências, comparados à média internacional de 478 pontos em ambas as disciplinas. Os resultados colocam o Brasil no nível baixo ou abaixo do baixo.
No 4º ano, os critérios do exame mostram que estudantes no nível baixo são capazes, por exemplo, de adicionar e subtrair números inteiros com até três dígitos, multiplicar e dividir números inteiros de um dígito e resolver problemas simples. Em ciências, nesse mesmo nível, os alunos demonstram conhecimentos básicos sobre plantas, animais, o meio ambiente e características da Terra, como mudanças ao longo do tempo e o clima. No entanto, grande parte dos alunos brasileiros não alcançou nem o nível baixo. Os dados indicam que 51% dos estudantes do 4º ano ficaram abaixo do nível mais baixo em matemática, e 39% em ciências. No 8º ano, a situação é ainda mais alarmante, com 62% abaixo do nível baixo em matemática e 42% em ciências. Em comparação, a média internacional apresentou apenas 9% e 19% dos estudantes, respectivamente, nesses níveis no 4º e no 8º ano.
Na outra extremidade dos resultados, apenas 1% dos estudantes brasileiros conseguiu atingir o nível máximo de proficiência em matemática e ciências, tanto no 4º quanto no 8º ano. Já em termos de ranking global, o Brasil ficou mais próximo ao fim da lista. Entre os estudantes do 4º ano, em um grupo de 58 países, o Brasil ocupou o 51º lugar em ciências e o 55º em matemática. No 8º ano, entre 42 países, o Brasil ficou em 33º lugar em ciências e em 41º em matemática. O país ficou atrás de países como Chile, Espanha, Portugal, Canadá, Coreia do Sul e Finlândia, mas superou o Marrocos em todos os rankings.
O Timss é organizado pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA) e avalia o desempenho de estudantes em ciências e matemática no 4º e no 8º ano desde 1995. No Brasil, participaram 44.900 estudantes, sendo 22.130 matriculados no 4º ano do ensino fundamental em 796 escolas públicas e privadas, e 22.770 do 8º ano em 849 instituições de ensino. Também responderam aos questionários 904 professores de matemática e 916 de ciências.