O encerramento das tradicionais lojas Irmãos Abage, localizadas nos bairros Boqueirão e Bigorrilho, comoveu clientes em Curitiba nesta quinta-feira (20). Após 100 anos de atuação no comércio de materiais elétricos, hidráulicos e de iluminação, o fechamento foi comunicado pelas redes sociais, gerando grande comoção.
O anúncio oficial destacou a trajetória da empresa na vida dos paranaenses. “Temos imenso orgulho de tudo o que construímos e da contribuição que deixamos, no fornecimento de materiais elétricos, de iluminação e na construção de Curitiba. Fizemos e faremos parte da vida de muitos paranaenses que construíram e reformaram suas residências e instalações comerciais e industriais com nossos produtos”, dizia o comunicado.
Nos comentários da publicação, diversas pessoas expressaram tristeza com o fim das atividades. Mari, ex-funcionária da empresa, escreveu: “Com profunda tristeza que recebo esta notícia, uma empresa maravilhosa em que trabalhei por 30 anos, gratidão eterna ao Jorge Dib Abage”. Outra cliente, Edneia Francoma, também deixou sua mensagem emocionada: “Uma lágrima caiu aqui. Meu carinho e eterna gratidão a Irmãos Abage”.
A empresa, fundada em 1925 na cidade da Lapa, não revelou oficialmente os motivos do encerramento nem o número de funcionários impactados. “Agradecemos de coração a todos que participaram dessa história e seguimos adiante, com a certeza de que deixamos um legado de qualidade, confiança, amizade e respeito”, concluiu o aviso oficial publicado pela centenária marca.
O último dia de atendimento das lojas Irmãos Abage marcou o fim de um ciclo histórico no comércio curitibano, com homenagens vindas de ex-funcionários, clientes e admiradores da marca.