O inverno chega oficialmente às 17h51 desta quinta-feira (20) e se estenderá até 22 de setembro, substituído pela primavera. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a estação será marcada por episódios de frio intenso, com possíveis geadas em áreas específicas, especialmente no Sul e Sudeste do Estado.
A previsão indica que as temperaturas ficarão em média de 1º C a 2º C acima da normalidade devido ao fenômeno La Niña.
Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), os termômetros oscilarão entre 9,5º C e 23,3º C. Já no Sul, as mínimas variarão de 8,1º C a 23,2º C, com maior incidência de geadas. No Norte e Oeste, as temperaturas podem superar os 28º C.
O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, explicou que o inverno no Paraná caracteriza-se pela baixa precipitação, facilitando a entrada de frentes frias que trazem massas de ar seco e polar. Esses sistemas provocam quedas bruscas de temperatura em intervalos de 24 a 48 horas.
Kneib destacou ainda que julho e agosto costumam ser os meses mais secos, com aumento da chuva apenas a partir da segunda metade de setembro devido ao aquecimento atmosférico. Ele ressaltou também a presença típica de nevoeiros, que tendem a dissipar-se com o aquecimento diurno.
Para o primeiro dia de inverno, o Simepar prevê variações climáticas de acordo com as regiões do Estado. No Norte, o clima será quente, seco e ensolarado, enquanto as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul poderão ter chuvas pontuais e variações na nebulosidade. Nas demais áreas, o tempo será estável, com temperaturas agradáveis durante a tarde.
Devido ao clima seco, o Simepar monitora a ocorrência de incêndios florestais através da plataforma VFogo, que utiliza imagens de satélite para identificar e monitorar a intensidade e a direção dos eventos. O monitoramento abrange mais de 200 locais, incluindo reservas naturais e linhas de transmissão de energia.
Informações atualizadas sobre as condições meteorológicas podem ser acessadas no site do Simepar (www.simepar.br), que oferece previsões diárias, imagens de satélite, radar, raios e modelo numérico. Além disso, o serviço de alerta de geadas está disponível através do aplicativo IDR Clima, no site do IDR-Paraná e pelo telefone (43) 3391-4500, oferecendo previsões detalhadas com até 72 horas de antecedência.
Para mais detalhes sobre como proteger lavouras e infraestruturas durante geadas intensas, o IDR recomenda medidas como o uso de palhada, aquecimento e cobertura adequada.