Justiça rejeita e determina arquivamento de denúncia de 2019 contra Beto Richa

InícioGeralJustiça rejeita e determina arquivamento de denúncia de 2019 contra Beto Richa

O juiz Roger Vinicius Pires de Camargo Oliveira, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, rejeitou e determinou o arquivamento da ação de improbidade administrativa apresentada em 2019 pelo Ministério Público do Paraná contra o deputado federal e ex-governador Beto Richa, juntamente com outras 12 pessoas e empresas, relacionada à “Operação Piloto” da extinta Lava Jato em 2018.

Justiça Rejeita E Determina Arquivamento De Denúncia De 2019 Contra Beto Richa
Justiça rejeita e determina arquivamento de denúncia de 2019 contra beto richa

“A decisão da 3ª Vara da Fazenda Pública é um marco importante. Ela mostra que houve, sim, uma tentativa de criminalizar a gestão pública, sem a apresentação de qualquer prova contra gestores públicos que sempre pautaram sua conduta pela ética e pelo respeito”, reagiu o deputado federal Beto Richa (PSDB).

O despacho do juiz ressalta que as acusações foram feitas pelo Ministério Público sem apresentação de provas ou a individualização de comportamentos irregulares. Em agosto deste ano, a Justiça deu prazo para que o Ministério Público apresentasse provas, mas, segundo o juiz, o órgão não cumpriu a decisão judicial, trazendo argumentos desprovidos de embasamento legal.

Diante da falta de provas, o juiz indeferiu a petição inicial, considerando-a inepta, e julgou extinta a Ação Civil Pública. Para Beto Richa, a improcedência e o arquivamento representam a primeira decisão da Justiça para restabelecer a verdade diante da politização e perseguição da extinta Lava Jato.

O ex-governador expressou confiança na Justiça para esclarecer a verdade, mas ressaltou que o prejuízo político, a dor pessoal e o sofrimento familiar resultantes dessas acusações não têm recuperação e deixam cicatrizes profundas.

Foto: Marcelo Andrade

Texto adaptado de: A Folha do Sudoeste.

Compartilhe esta publicação