A Itaipu entregou na última sexta-feira (13), por meio do programa Coleta Mais, dois caminhões destinados à coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis nos municípios de Ramilândia e Santa Tereza do Oeste, no estado do Paraná. Estes municípios integram os 434 contemplados pelo programa Itaipu Mais que Energia, que promove ações socioambientais e busca o desenvolvimento regional sustentável.
Os veículos entregues são caminhões com baú, parte de um conjunto de obras e equipamentos voltados ao saneamento ambiental previstos nos convênios de Gestão de Bacias Hidrográficas da Itaipu. Eles serão utilizados no trabalho das Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs). Além disso, o programa também inclui a construção e reforma de UVRs e de unidades de transbordo de resíduos.
O diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, destacou a importância dessa iniciativa no contexto da gestão de resíduos sólidos da hidrelétrica. Segundo ele, a coleta seletiva desempenha um papel essencial para a preservação do reservatório e a ampliação da vida útil da usina. “Os caminhões entregues em Ramilândia e Santa Tereza do Oeste, entre outras ações nos municípios, como a recuperação de nascentes, instalação de biodigestores, pavimentação de estradas rurais e usinas fotovoltaicas, representam um avanço nesse processo”, afirmou.
Verri ainda ressaltou os benefícios integrados dessas medidas. “Esse conjunto de ações integradas se reflete em uma cidade mais limpa, com uma população que reconhece a importância da separação dos resíduos e da preservação do meio ambiente, além de gerar renda para catadores e catadoras”, explicou o diretor-geral.
A Itaipu também investe em treinamentos e organização de catadores tanto no Paraná quanto no Sul do Mato Grosso do Sul, reforçando o envolvimento comunitário e ampliando o impacto socioambiental do programa Coleta Mais.