A Secretaria do Turismo (Setu-PR) e o Viaje Paraná, órgão de promoção comercial do setor no estado, irão realizar a 4ª edição da Jornada Regiões Turísticas – Riquezas do Oeste, entre os dias 11 e 14 de fevereiro, na cidade de Cascavel, durante a programação do 37º Show Rural Coopavel. As inscrições para o evento já estão abertas.
Com mais uma edição da Jornada, a Setu promoverá palestras, capacitações e ações que destacam o turismo paranaense como uma ferramenta de impulsão econômica e desenvolvimento sustentável. Além disso, serão abordados os três principais programas da secretaria: Paraná + Viagem, Paraná + Eventos e Paraná + Infra, que já foram aprovados por lei na Assembleia Legislativa para fomentar o setor no estado.
“Por meio destas ações, levantamos os potenciais e contatos que precisamos ter na região, para identificar quais aspectos turísticos estão adequados e quais outros campos podem ser aprimorados. Pensando no turismo como uma ferramenta que leva desenvolvimento aos municípios, a secretaria estará reunida com esse público, ajudando a alavancar o setor nessa região”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes.
Aproveitando o alcance do Show Rural, técnicos da Setu realizarão atendimentos personalizados no evento, criando um ambiente de networking e troca de experiências entre profissionais do setor. O levantamento de informações turísticas da região também será realizado, servindo como base para futuras iniciativas institucionais e promocionais do Viaje Paraná.
Ao longo de 2024, ocorreram três outras edições da Jornada, impactando cerca de 620 empresários e profissionais do turismo em 42 municípios do Sudoeste, Litoral e Norte Pioneiro do Paraná. A nova edição, que abrange a Região Turística de Riquezas do Oeste, contempla 32 municípios, incluindo Cascavel. Desta vez, as ações procuram identificar potenciais locais e fortalecer o contato direto com os trabalhadores do setor.
Tatiana Nasser, diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da Setu, explicou que a proposta é reunir agentes públicos e privados para discutir estratégias de promoção turística. “A secretaria vai oferecer atendimento personalizado, por meio de curadorias sobre como trabalhar de forma eficiente com o turismo. Vamos abordar os programas da secretaria, a importância de um município estar inserido no Mapa do Turismo Brasileiro, os Caminhos de Peabiru e outros temas. Isso vai ser relevante para que os municípios entendam a importância do turismo ao desenvolvimento econômico, além de seu papel na preservação do patrimônio ambiental e cultural”, afirmou.
Kátia Lis, diretora-executiva da Adetur Riquezas do Oeste, destacou a relevância da iniciativa para a região. “Além de promover o turismo, a iniciativa vai fortalecer a identidade regional de Riquezas do Oeste, por meio de nossas tradições e atrativos. Será um grande momento de troca de experiências, estimulando o comércio, a gastronomia, o artesanato e outros serviços locais. Esse encontro acontecer durante o Show Rural também é importante, por conta do alcance deste evento”, comentou.
Além das atividades da Jornada, o Turismo do Estado levará ao Show Rural um estande para promoção turística. No local, serão distribuídos novos materiais, como mapas atualizados de Turismo Náutico & Pesca e Ecoturismo & Aventura, além de outros itens. O espaço também contará com expositores ligados ao turismo paranaense, que poderão divulgar produtos, serviços e atrativos ao público da feira.
Confira a programação:
Dia 11/02
15h30 – Coffee Break (boas-vindas)
– Fala das autoridades
16h30 – Palestra: “Paraná, onde o Turismo não é apenas um destino, mas um impulsionador de crescimento sustentável”
17h30 – Apresentação da programação dos dias 12, 13 e 14.