O Ministério da Justiça e Segurança Pública, sob a liderança do ministro Ricardo Lewandowski, autorizou o envio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para os estados do Paraná e Roraima. A medida foi formalizada por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (20).
No Paraná, a Força Nacional atuará no combate a organizações criminosas e na repressão a crimes transnacionais nas regiões de fronteira e na costa marítima. O estado, que faz divisa com Paraguai e Argentina, é uma área sensível em termos de tráfico de drogas, contrabando e outros crimes transnacionais.
Em Roraima, os agentes da FNSP ficarão por 90 dias na Terra Indígena Pirititi, que se estende por aproximadamente 43 mil hectares no município de Rorainópolis. A ação ocorre em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e será realizada em parceria com os órgãos de segurança pública locais, visando à proteção do território e de suas populações.
Ainda não há definição sobre o número exato de agentes que serão designados para as operações nos dois estados. Conforme especificado nas portarias publicadas, o efetivo será estabelecido após o planejamento operacional ser finalizado pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
© Daiane Mendonça/SECOM RO