Brasil e Japão firmaram três acordos nesta sexta-feira (3) nas áreas de recuperação de terras degradadas, segurança cibernética e promoção de investimentos. Os acordos foram assinados durante o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro do Japão, Fumiu Kishida, no Palácio do Planalto.
Além disso, serão assinados 36 acordos entre empresas brasileiras e japonesas durante a visita do primeiro-ministro ao Brasil, que está acompanhado de uma comitiva de centenas de empresários japoneses. “Considerando o potencial, ainda podemos esperar muitas iniciativas”, disse Fumiu Kishida, acrescentando que esses acordos serão incentivos para elevar as relações bilaterais entre Brasil e Japão.
Ao celebrar os acordos e ressaltar as possibilidades de parcerias entre os dois países, Lula aproveitou para reforçar a histórica reivindicação do Brasil para participar do mercado de carne bovina do Japão. Amanhã, Fumiu Kishida participará de um encontro com empresários japoneses e brasileiros em São Paulo, acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Durante a declaração à imprensa, Lula também expressou solidariedade à população do Rio Grande do Sul, afetada por tempestades e enchentes, reafirmando o compromisso do governo federal em garantir recursos para o estado. O último balanço da Defesa Civil local registrou 37 mortes, 74 desaparecidos, 74 feridos e 23.598 pessoas desalojadas em 235 municípios afetados.