A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Governo Federal, deu aval para a implementação de nove novos cursos de doutorado em universidades estaduais do Paraná. As áreas contempladas incluem Ciências da Saúde, Estudos de Linguagem, Psicologia e Ciências Sociais. Além disso, um curso de Bionergia será oferecido em rede, envolvendo cinco universidades estaduais. A lista com os cursos aprovados foi divulgada na terça-feira (29), após avaliação do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes.
Essas novas iniciativas de doutorado se baseiam em programas já estabelecidos que também oferecem cursos de mestrado nas mesmas áreas. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) conquistou aprovação para dois novos cursos, abrangendo Estudos da Linguagem e Ciências da Saúde. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) viu a aprovação para o doutorado em Psicologia, enquanto a Universidade Estadual de Maringá (UEM) passa a oferecer o curso na área de Ciências Sociais.
Destaque também para o curso de doutorado em Bioenergia, realizado em formato de rede, que conta com a participação de seis universidades: UEL, UEM, UEPG, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além das instituições acadêmicas, o programa conta com a colaboração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Marcos Ventura Faria, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, enfatiza a importância do doutorado em Bioenergia. “O doutorado em Bioenergia é um curso bastante importante porque já existe a demanda, uma vez que já ofertamos o mestrado há algum tempo. Esse curso trará um fortalecimento muito grande para a área, já que é um dos temas prioritários ao nível estadual e nacional”, disse.
No estado do Paraná, um total de 36 instituições, entre públicas e privadas, oferecem 652 cursos de mestrado e doutorado. As instituições de ensino superior públicas estaduais contribuem com 328 cursos, constituindo um cenário rico em oportunidades para pesquisas acadêmicas. Notavelmente, as sete universidades estaduais concentram mais da metade dos cursos de pós-graduação Stricto sensu ofertados no estado. Além dos cursos de doutorado mencionados, também foram aprovados dois novos cursos de mestrado: Ambientes Saudáveis e Sustentáveis, a ser oferecido pelo Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas; e mestrado em Odontologia, que será implementado na Universidade Tuiuti do Paraná.
Texto adaptado de: A Folha do Sudoeste.