Os Correios emitiram um alerta para os consumidores que realizam compras pela internet sobre um novo golpe que tem sido aplicado. Criminosos estão enviando mensagens e e-mails falsos informando que a encomenda do usuário foi taxada e está retida, ou solicitando que o endereço seja atualizado. Essas mensagens contêm links maliciosos que redirecionam os usuários para sites falsos, com o intuito de roubar dados confidenciais.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, os Correios orientam os consumidores a tomarem algumas precauções básicas. É importante desconfiar de mensagens urgentes, verificar o e-mail e o nome do remetente antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais. No caso dos Correios, o e-mail oficial é @correios.com.br.
Os usuários são aconselhados a não clicar em links contidos no corpo do e-mail. Se houver a expectativa de uma encomenda, o consumidor deve entrar diretamente no site oficial dos Correios para conferir o rastreamento do produto. Manter aplicativos e softwares de antivírus atualizados também é fundamental para se proteger contra novas ameaças, já que esses programas realizam varreduras periódicas e eliminam arquivos potencialmente danosos.
A Receita Federal também informou que não envia mensagens para cobrar pagamento pela liberação de mercadorias. Se a encomenda chegou pelos Correios e há necessidade de pagamento, o boleto será emitido exclusivamente pela plataforma “Minhas Importações” no site dos Correios ou em seu aplicativo.
Texto adaptado do União Metropolitana. Foto: Divulgação / Correios.