A Defesa Civil municipal concluiu a apresentação de todos os documentos necessários, e a Caixa Econômica Federal, após uma análise rigorosa, disponibilizou o aplicativo FGTS para efetuar os cadastros e autorizar Saques FGTS por situações de calamidade, agora em formato 100% digital.
Este aplicativo pode ser adquirido gratuitamente através das principais plataformas digitais e é compatível com sistemas operacionais Android e IOS.
Seguem orientações para o trabalhador que tiver direito ao saque por calamidade
- Faça o download do aplicativo FGTS e insira as informações do seu cadastro; vá até a opção “Meus Saques” e selecione “Outras situações de saque – Calamidade pública” – depois, acesse a sua cidade;
- Envie os seguintes documentos: uma foto do seu documento de identidade, bem como um comprovante de residência em seu nome, datado até 120 dias antes da declaração do estado de calamidade;
- Escolha a opção para receber o valor em uma conta na Caixa, incluindo a Poupança Digital CAIXA Tem, ou em outra instituição bancária, e envie a sua solicitação;
- Caso o saque seja aprovado, o prazo para análise e crédito em conta é de cinco dias úteis.
Aqui estão algumas informações sobre os documentos necessários
- São aceitos como documento de identificação a Carteira de Identidade, a Carteira de Habilitação e o Passaporte;
- O comprovante de residência em seu nome pode ser uma conta de luz, água ou qualquer outro documento recebido via correio, desde que seja datado até 120 dias antes da declaração de calamidade;
- Se o comprovante de residência estiver em nome de seu cônjuge ou companheiro(a), é necessário apresentar uma Certidão de Casamento ou uma Escritura Pública de União Estável.
Caso você não possua um comprovante de residência em seu nome, por favor, entre em contato com o departamento de Ação Social. A Lotérica também está pronta para auxiliar no processo de cadastramento dos beneficiários.
Texto adaptado de: A Folha do Sudoeste