Em outubro de 2024, o Brasil registrou 1.055.272 tentativas de fraudes evitadas, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Este foi o segundo maior número mensal já registrado, representando um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2023. Entre as modalidades, “inconsistências nas informações cadastrais” lideraram com 58,1% dos casos. De acordo com a Serasa Experian, a entidade é a maior datatech do país.
O Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, ressaltou a importância de esforços conjuntos para combater as tentativas de fraude. “Combinar soluções antifraude, sem que impactem a experiência do usuário e com a conscientização dos consumidores, é primordial para que possamos cada vez mais barrar a ação de golpistas e proteger os dados de pessoas e companhias. A conscientização e a educação sobre práticas seguras também são fundamentais para fortalecer ainda mais as defesas contra essas ameaças.”
Entre os segmentos analisados em outubro, “Bancos e Cartões” concentraram 52,8% das fraudes evitadas, enquanto o “Varejo” registrou a menor participação, com 1,9%. Quanto à faixa etária, a maior incidência de tentativas foi entre cidadãos de 36 a 50 anos, representando 33,4% do total.
Os estados das regiões Sudeste e Sul lideraram o número de tentativas de fraude evitadas em outubro. Em termos de crescimento anual, Mato Grosso apresentou o maior aumento, com 23,5%, enquanto o Amazonas registrou a menor variação, de 14%. A média nacional foi de 4.480 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes, sendo o Distrito Federal o estado com maior concentração, seguido por São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Para prevenir fraudes, especialistas da Serasa Experian divulgaram medidas de proteção. Aos consumidores, as orientações incluem garantir a segurança de documentos, usar senhas fortes, desconfiar de ofertas com preços muito baixos, evitar clicar em links suspeitos e monitorar o CPF regularmente. Outra recomendação é cadastrar chaves Pix apenas em canais oficiais dos bancos e confirmar transferências financeiras por meio de ligações ou contato pessoal para evitar golpes envolvendo clonagem de contatos.
Já para empresas, a recomendação é investir em tecnologias de prevenção à fraude, como ferramentas que permitam a proteção em camadas e a análise constante de dados para acompanhar a evolução de ameaças. Segundo a Serasa Experian, a implementação de soluções antifraude em conjunto com uma experiência segura e fluida para o consumidor auxilia na redução de prejuízos e aumenta a confiabilidade das operações digitais.
O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é baseado no cruzamento de consultas de CPFs efetuadas mensalmente e na probabilidade de risco de fraude, utilizando modelos probabilísticos de detecção desenvolvidos pela Experian, empresa com tecnologia consolidada globalmente. Essa metodologia também considera registros de tentativas de fraude detectadas por meio de biometria facial, verificação cadastral e análise de documentos.