Os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem pedir a isenção da taxa de inscrição. O prazo para solicitação vai de 14 a 25 de abril e deve ser cumprido exclusivamente pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A isenção é destinada a alunos matriculados no último ano do ensino médio em escolas públicas; aos que cursaram todo o ensino médio na rede pública; ou aqueles que foram bolsistas integrais em escolas privadas. Também têm direito os estudantes que pertencem a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Além disso, participantes do programa Pé-de-Meia podem solicitar o benefício.
“O Enem é mais uma oportunidade de ingresso no ensino superior para o estudante paranaense, que já conta com o Aprova Paraná Universidades”, comentou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “A isenção da taxa de inscrição é uma maneira de democratizar ainda mais esse acesso.”
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica. Desde 2004, as notas podem ser usadas como critério único ou complementar para ingresso no ensino superior. É importante destacar que, mesmo com a isenção, o estudante ainda precisará fazer a inscrição no Enem, cujo período será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).
JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA – Estudantes que receberam a isenção para o Enem 2024, mas não compareceram aos dois dias de provas, deverão justificar a ausência caso queiram isenção para o exame de 2025. O período para justificativa é o mesmo da solicitação de isenção, de 14 a 25 de abril, no site do Inep.
ENEM PARANÁ – A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) também lançou o recurso digital Enem Paraná para auxiliar estudantes da rede pública no preparo para o Enem e vestibulares. A plataforma personalizável pode ser acessada por computadores e celulares, atendendo a diferentes estilos de estudo.