As inscrições para a edição de 2025 do programa Ganhando o Mundo foram estendidas até 26 de abril. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação (Seed-PR), oferecerá a 1.200 alunos da 1ª série do Ensino Médio a chance de participar de um intercâmbio em cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido) por seis meses, com todas as despesas pagas.
Esta será a maior edição do programa desde seu lançamento em 2019, os interessados podem se inscrever na Área do Aluno (sistema próprio da Seed-PR). Até agora, quase 8 mil estudantes de 392 municípios já se candidataram às vagas da edição 2025.
Os requisitos incluem ter cursado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma instituição estadual e ter entre 14 e 17 anos. Outros critérios de seleção do programa abrangem o desempenho acadêmico anterior, com médias iguais ou superiores a 7,0 em cada disciplina da Matriz Curricular, frequência igual ou superior a 85%, participação em atividades extracurriculares e pontuação no Aluno Monitor. Mais detalhes estão disponíveis no Edital.
O programa, instituído pelas Leis Estaduais nº 20.009/2019 e nº 20.601/2021, oferece a estudantes matriculados em escolas públicas estaduais do Paraná a oportunidade de estudar em países que oferecem cursos equivalentes ao Ensino Médio no Brasil. Desde seu lançamento em 2019, o programa já proporcionou experiências de intercâmbio internacional a 1.240 estudantes da rede de ensino.
Durante o período letivo de aproximadamente seis meses no exterior, os intercambistas têm a chance de aprimorar seu repertório cultural e acadêmico, vivenciar a realidade de outros países, desenvolver a autonomia, aperfeiçoar o idioma estrangeiro e conectar-se a uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino.
Todos os custos relacionados ao intercâmbio são cobertos pela Secretaria, incluindo alimentação, hospedagem, transporte, seguro viagem, material didático, entre outros. Os alunos também recebem um auxílio mensal de R$ 800.